Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

​Vicente Neto quer que Embratur atue como uma agência

Vicente Neto, presidente da Embratur

Vicente Neto, presidente da Embratur


O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vicente Neto, encontrou-se nesta quinta-feira (29) com o embaixador do Brasil em Portugal, Mário Vilalva, para discutir planos futuros entre o Instituto e o Ministério das Relações Exteriores. Em um encontro informal na embaixada em Lisboa, os representantes conversaram sobre o cenário do turismo atual e analisaram o período pós-Copa do Mundo da FIFA. Ambos demonstraram otimismo para traçar novos caminhos de promoção turística do Brasil na Europa.

Vicente Neto aproveitou a ocasião e falou em uma possível mudança no formato da Embratur, que transformaria a autarquia em uma agência, o que, de acordo com o presidente, facilitaria o trabalho já realizado na promoção do Brasil como destino turístico. Mário Vilalva ressaltou a importância desse trabalho na Europa. “Devemos trabalhar para atribuir mais passageiros da Europa para o Brasil via Lisboa”, disse o embaixador. Sobre Portugal, ele também afirmou que o País deve manter sua posição na lista dos principais emissores de turistas. “A maior obra que Portugal fez no mundo foi o Brasil e tudo que for feito na área do turismo vai repercutir de forma positiva aqui”, afirmou.

Uma de suas principais metas é reformular um braço estratégico da Pasta, a Embratur, a fim de dotá-la de maior agilidade e meios para atrair investimentos e promover a comercialização de serviços do setor. Outro objetivo do ministro é obter da presidente Dilma Rousseff mais recursos nos moldes do PAC Turismo ou um programa de financiamento anual permanente como o Plano Safra.

O presidente da Embratur está em Portugal e continua sua agenda internacional, realizando uma visita técnica ao Rock in Rio Lisboa. Deverá também se encontrar com Roberto Medina, o idealizador do evento, ao qual o Instituto é um dos patrocinadores desta edição.

Portugal é o décimo país na lista de emissores de turistas ao Brasil. Em 2012, quase 170 mil portugueses estiveram no País. Os destinos mais procurados por quem vem a Lazer são Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Fortaleza e Natal. Já quem vem a Negócios visita São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Brasília e Belo Horizonte.
 

Receba nossas newsletters