Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

3ª Marcha dos Secretários de Turismo promove debates sobre os avanços e desafios do setor

124bf3db 80f1 4246 9470 0835d3bc2ab7 3ª Marcha dos Secretários de Turismo promove debates sobre os avanços e desafios do setor

O evento, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), reúne gestores de todo o país e promove painéis expositivos com debates sobre os avanços e os desafios do setor (Roberto Castro/MTur)

O Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo, Carlos Henrique Sobral, participou, nesta terça-feira (2), da abertura da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo, que acontece no auditório subsolo do Ministério. O evento, promovido pela Associação Nacional de Secretários e Dirigentes Municipais do Turismo (Anseditur), reúne gestores de todo o país e promove painéis expositivos com debates sobre os avanços e os desafios do setor.

Ao iniciar a cerimônia, o Secretário Carlos Henrique ressaltou a atuação do Ministério no último ano, que vem estimulando a participação dos municípios em programas federais. Desde o ano passado, as cidades recebem o MTur Itinerante, um evento técnico que apresenta os benefícios do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que permite o acesso a financiamentos com condições especiais e diferenciadas, e da regulamentação do setor, estimulando o registro dos prestadores de serviço no Cadastur.

“O Ministério do Turismo, hoje, vive um momento ímpar. O MTur Itinerante é um trabalho diário, do próprio ministro Celso Sabino, para que o turismo possa retomar o protagonismo que deixou de ter no Brasil”, enfatizou o secretário, lembrando a todos a importância da colaboração dos municípios na divulgação e participação na estratégia.

Outro ponto levantado pelo secretário aos representantes estaduais e municipais presentes na Marcha foi a necessidade de retomar as obras de infraestrutura turísticas que estão paralisadas. Carlos Henrique colocou a equipe técnica do MTur à disposição para ajudar os gestores públicos.

“São mais de 800 obras vigentes em todo o país e em algumas encontramos a questão das paralisações dos trabalhos. Precisamos de uma atenção especial para que possamos verificar, de perto, a situação do andamento dessas atividades. Precisamos retomar as obras o mais rápido possível e o MTur é parceiro nisso”, pontuou.

Também participaram da mesa de abertura, o vice-presidente da Anseditur, Ítalo Mendes; o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral; a diretora de Marketing Internacional da Embratur, Jaqueline Gil; a diretora da Anseditur, Rosa Helena Volk e o secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo.

Representando o presidente da Anseditur, Ítalo Mendes destacou a importância da 3ª Marcha dos Secretários de Turismo para promover o desenvolvimento do setor no país. “Esse alinhamento, entre as políticas municipais, estaduais e nacionais, é fundamental para que a gente, de fato, consiga transformar o turismo brasileiro e ter novos destinos, novos produtos, transformar o turismo em oportunidade de geração de trabalho, de emprego e de renda em vários municípios do país”, defendeu.

O presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, ressaltou que o evento é um espaço ideal para a troca de experiências. “Se não tiver união, não tiver proposta, não tiver posicionamento em relação ao que o turismo pode fazer para o Brasil, dificilmente a gente vai avançar. O Fórum Nacional dos Secretários é um canal de debate muito propositivo, de esperança e de posicionamento”, finalizou.

Receba nossas newsletters