Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Fotos / Política

Ato em defesa do Perse reúne ABIH, Fohb e milhares de hoteleiros no Senado; veja fotos

Frente Parlamentar da Hotelaria luta pela permanencia do Perse Ato em defesa do Perse reúne ABIH, Fohb e milhares de hoteleiros no Senado; veja fotos

Frente Parlamentar da Hotelaria luta pela permanência do Perse

BRASÍLIA – Parlamentares da FPHotel – Frente Parlamentar Mista da Hotelaria Brasileira realizaram uma sessão de debates no Plenário do Senado Federal, nesta terça-feira (5), com a presença de 1,2 mil hoteleiros. Essa já é a maior mobilização da história do setor de turismo e eventos no Congresso Nacional. Milhares de representantes desses segmentos já estão em Brasília para defender a manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse).

Veja a galeria de fotos abaixo e MAIS FOTOS AQUI

O encontro teve início nesta terça-feira (5), às 10, totalmente articulado por entidades como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e pelo Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (Fohb). Os participantes intensificaram a defesa do Perse, trazendo argumentos para os parlamentares entenderem a importância do programa. Nos dias seguintes, cada comitiva regional visitará os gabinetes dos senadores e deputados federais, buscando apoio para a sua continuidade.

Senado Federal recebeu mais de mil hoteleiros nesta terca feira 5 Ato em defesa do Perse reúne ABIH, Fohb e milhares de hoteleiros no Senado; veja fotos

Senado Federal recebeu mais de mil hoteleiros nesta terça-feira (5)

“Quero dizer a vocês que tenho orgulho de ver esse plenário lotado! Mais de 80% dos nossos hotéis fecharam suas portas, e os que bravamente permaneceram abertos, mal chegavam nos 5% nos mais de dois anos de pandemia. A possibilidade de recuperação econômica veio com a sensibilidade do parlamento e aqui rendo minhas homenagens à todos os deputados e senadores que apoiaram o Perse em diversas oportunidades”, disse Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional.

O setor de turismo e eventos traz um estudo que comprova que o Perse custa apenas R$ 6,4 bilhões, diferentemente dos 17 bilhões informados pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Além disso, o setor já colheu cerca de 315 assinaturas de parlamentares em defesa do programa. Foram apresentadas também 84 emendas (do total de 168) à Medida Provisória 1202 de 2023. O M&E cobre a manifestação em Brasília nesta semana.

Manoel Linhares foi homenageado pela CNTur ao fim da Sessao Tematica sobre o Perse Ato em defesa do Perse reúne ABIH, Fohb e milhares de hoteleiros no Senado; veja fotos

Manoel Linhares foi homenageado pela CNTur ao fim da Sessão Temática sobre o Perse

Segundo Manoel, o cenário de insegurança compromete a continuidade da recuperação do setor, que foi o que mais empregou em novembro de 2023, batendo 14,9 mil vagas de empregos formais. “O Perse não é um capricho, é uma necessidade! É o salva-vidas que nos permite nadar contra a correnteza, rumo a um horizonte de recuperação e prosperidade. Revogá-lo seria como retirar esse salva-vidas no meio de uma tempestade ainda não completamente superada”, diz ele.

“O Perse não é um capricho, é uma necessidade! É o salva-vidas que nos permite nadar contra a correnteza, rumo a um horizonte de recuperação e prosperidade. Revogá-lo seria como retirar esse salva-vidas no meio de uma tempestade ainda não completamente superada”

No entendimento dos participantes, a manutenção do Perse até fevereiro de 2027 está em lei e foi negociada com os líderes de governo a cerca de 10 meses atrás. O setor alega que o governo descumpriu o acordo repentinamente ao editar a Medida Provisória em 28 de dezembro de 2023. Segundo seus representantes, o programa é crucial para a recuperação de diversos segmentos, incluindo o hoteleiro, de parques, eventos, agenciamento e destinos.

Orlando de Souza do Fohb com Manoel Linhares da ABIH Nacional Ato em defesa do Perse reúne ABIH, Fohb e milhares de hoteleiros no Senado; veja fotos

Orlando de Souza, do Fohb, com Manoel Linhares, da ABIH Nacional

“Senhoras e senhores parlamentares, diante de vocês não está apenas um setor buscando benefícios. Manter o Perse é reconhecer a importância de cada trabalhador, de cada família, que depende do turismo para viver. Essa é a razão desse ser o maior evento da história do turismo brasileiro no Congresso Nacional! Aqui temos pessoas de todas as regiões do país. Aqui estão representados a força de quem faz o nosso turismo e da nossa hospitalidade acontecer”, complementou o presidente da ABIH Nacional.

“Peço que nos vejam não como números em um relatório, mas como cidadãos, famílias, sonhadores e construtores de um Brasil melhor. Não permitam que a luz no fim do túnel se apague para milhares de brasileiros”

Por fim, o baixinho finalizou pedindo a sensibilidade do Senado Federal. “O setor que nunca teve chances em Brasília, apesar da gigantesca vocação de nosso país. O setor que só entrega alegria para os brasileiros e estrangeiros. Peço que nos vejam não como números em um relatório, mas como cidadãos, famílias, sonhadores e construtores de um Brasil melhor. Não permitam que a luz no fim do túnel se apague para milhares de brasileiros. Juntos, podemos garantir que nosso país não apenas se recupere, mas também prospere, tornando-se um farol de esperança e prosperidade. Viva o Perse”, finalizou Manoel.

GALERIA:

O M&E viaja com proteção GTA.

Receba nossas newsletters