Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Celso Sabino entrega Plano Nacional do Turismo ao presidente Lula

Captura de tela 2024 09 18 160634 e1726689811353 Celso Sabino entrega Plano Nacional do Turismo ao presidente Lula

Ministro do Turismo Celso Sabino entregou o Plano Nacional do Turismo ao presidente Lula (Reprodução/UolTV)

No mesmo dia em que Lula sancionou a Lei Geral do Turismo e assinou o acordo entre o Brasil e ONU referente ao escritório no Rio de Janeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, entregou ao presidente da República, o PNT (Plano Nacional do Turismo), que tem como objetivo tornar o Brasil líder na recepção de visitantes na América do Sul até 2027, fazendo do turismo um grande vetor de desenvolvimento sustentável e de geração de emprego e renda à população.

Entre as metas a serem alcançadas pelo setor nos próximos três anos, o PNT inclui um aumento de 93 milhões para 150 milhões no número de viagens nacionais, além do objetivo de atingir as marcas de 8,1 milhões de turistas internacionais visitando o Brasil e de US$ 8,1 bilhões em receitas geradas por estrangeiros.

O documento com a visão, princípios, eixos de atuação e objetivos para o desenvolvimento do setor, ao longo do período, estima ainda elevar de 2 milhões para 3 milhões o número de postos de trabalho formais no turismo nacional. Outra perspectiva é de superar os 8,1 milhões de turistas internacionais, alcançando a marca de 10 milhões.

A elaboração do PNT busca reforçar o protagonismo do turismo na sustentabilidade e na inclusão social e ocorreu de forma conjunta com o Conselho Nacional de Turismo (CNT), que reúne gestores públicos, privados, sociedade civil e acadêmicos. Os princípios estabelecidos para implementação do PNT são cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade,  inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo. Como visão para 2027, o Plano se propõe a posicionar o Brasil como “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.

O ministro Celso Sabino enalteceu a união de esforços pelo fortalecimento do turismo. “A retomada e a intensificação do diálogo com os diferentes setores da vida nacional são premissas do governo do presidente Lula, e isso se traduz em atitudes como a reinstalação e a ampliação da participação social no CNT, promovidas recentemente. O PNT não é um plano do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos – órgãos públicos e iniciativa privada. É um plano para o Brasil, a ser implementado por todos!”, conclamou Sabino.

O novo PNT, alinhado ao Plano Plurianual 2024-2027, institui 20 programas e planos setoriais para o alcance de seus propósitos. As estratégias de operação serão construídas de forma participativa, no âmbito das Câmaras Temáticas do CNT, que poderão contar com convidados da sociedade civil e especialistas. Uma das ações é o Plano de Adaptação Climática para o Turismo, corroborando a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.