Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Vai e Vem

Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados elege novo presidente por unanimidade

Paulo Litro presidente da Comissao de Turismo da Camara Bruno Spada Camara dos Deputados Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados elege novo presidente por unanimidade

Paulo Litro, novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

O deputado Paulo Litro foi eleito presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados por unanimidade. Ele substitui no cargo o deputado Romero Rodrigues. Na ocasião, também foram eleitos os deputados Diego Coronel, 1º vice-presidente; Marcos Aurélio Sampaio, 2º vice-presidente; e Saullo Vianna, 3º vice-presidente.

O parlamentar lembrou que o setor de Turismo representa atualmente 8% do PIB brasileiro, gerando mais de 7 milhões de empregos em cerca de 500 atividades econômicas. “Em 2023, tivemos 6 milhões de turistas estrangeiros, praticamente o mesmo volume do período pré-pandemia, o que é ainda baixo se comparado a México e Tailândia, que recebem mais de 40 milhões de turistas por ano”, destacou Paulo.

Ele disse ainda que acompanha de perto as negociações sobre o projeto de lei que deverá limitar o alcance do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). “Estamos acompanhando de perto a situação e aguardando o projeto ser encaminhado pelo ministro [Fernando] Haddad. Entendemos que o setor de eventos foi muito prejudicado, o primeiro a parar e o último a retornar, então entendemos a necessidade de prorrogar os benefícios para esse setor.”

Por fim, defendeu o potencial do turismo para o primeiro emprego. “Muitas vezes o jovem que está se formando e buscando o primeiro emprego tem dificuldade de se inserir no mercado de trabalho e o turismo é uma oportunidade”, observou.

PERFIL – Em seu primeiro mandato na Câmara, Litro é um dos vice-líderes do maior bloco da Casa (que reúne MDB, PSD, Republicanos e PODE). Ele foi por dois mandatos consecutivos deputado estadual no Paraná (2015 e 2019). Atuou como assessor do Núcleo Jurídico Administrativo da Casa Civil do Governo do Paraná de 2012 até ser eleito deputado estadual.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Receba nossas newsletters