O bilionário Elon Musk afirmou que o programa “Gold Card”, idealizado pelo governo de Donald Trump, está sendo “discretamente testado” para garantir o bom funcionamento da plataforma antes do lançamento oficial. A declaração foi feita em uma publicação na rede social X, da qual Musk é proprietário.
O novo visto americano tem como objetivo atrair estrangeiros com alto poder aquisitivo dispostos a pagar pela cidadania dos Estados Unidos. Segundo Musk, “assim que os testes terminarem, o programa será apresentado ao público com um anúncio do presidente”.
O “Gold Card” custará US$ 5 milhões (cerca de R$ 28,15 milhões) e é uma das apostas do Departamento de Eficiência Governamental (Doge, na sigla em inglês), órgão criado por Trump para enxugar os gastos da máquina pública. Musk, que também comanda a Tesla e a Starlink, está à frente da pasta.
Enquanto isso, o cenário econômico dos EUA segue em movimento. O secretário do Tesouro americano afirmou que Estados Unidos e China fizeram “avanços substanciais” nas negociações comerciais. Já a OpenAI estaria em conversas com a Microsoft para um novo aporte financeiro e um possível IPO.