O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, se reuniu com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, ontem (1º), para tratar de ações que visam ampliar a promoção turística no estado. Agência e governo estudam, entre outras ações, ampliar a conectividade aérea, divulgar os destinos maranhenses nas feiras internacionais do segundo semestre e, em 2025, dar destaque para os Lençóis Maranhenses na campanha publicitária da Agência nos Estados Unidos. Brandão estava acompanhado do subsecretário de Turismo do Maranhão, Luiz Tadeu Nunes e Silva, e do assessor especial Pablo Munhoz.
Recentemente, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concedeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O estado recebeu outros títulos da Unesco: Bumba meu boi, festa tradicional eleita Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e o conjunto arquitetônico dos casarões da capital, São Luís, tombado como Patrimônio Mundial da Humanidade.
De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além de despertar o interesse dos visitantes internacionais a partir dos títulos da Unesco, o Maranhão tem outros atrativos que podem chamar a atenção do turista estrangeiro.
“O estado do Maranhão é muito rico em cultura, gastronomia, atrativos naturais e tem um São João muito rico também. Muitos conhecem as festas de Caruaru, em Pernambuco, e de Campina Grande, na Paraíba, mas ainda não conhecem a dimensão do São João de São Luís. A gente quer e precisa apostar nessa diversidade que o Brasil tem. Vamos divulgar e aproveitar o título dos Lençóis Maranhenses para trazermos mais turistas para o Maranhão”, ressaltou.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também acredita que o título da Unesco irá atrair mais turistas para o estado. Ele acrescentou que a vinda dos visitantes irá gerar ainda mais emprego e renda por meio do turismo para o Maranhão.
“Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, o Maranhão foi o estado nordestino que mais gerou empregos em junho. O nosso desafio é manter esse patamar e gerar ainda mais trabalho e renda por meio do turismo, aproveitando o título de Lençóis, o São João e até o Carnaval. Queremos preparar a cidade para receber esses turistas. O Maranhão é rico, o Brasil é rico, e a gente tem que mostrar essa potencialidade para o mundo”, completou o gestor.
Ativações
Segundo informações do Portal de Dados da Embratur, os Estados Unidos são o país que mais enviam turistas para o Maranhão. Os norte-americanos representam 18% do total de visitantes, seguidos de turistas de Portugal, Itália, Espanha e Alemanha. Em geral, esses turistas permanecem 22 noites ou mais no destino (34,8%) e viajam sozinhos (45,6%) ou em duplas (27,4%).
Para chegar ao Maranhão, metade dos viajantes faz uma conexão e 41% fazem duas, sendo que os principais portões de entrada nacionais são Guarulhos, em São Paulo (51%), e Brasília, Distrito Federal (5,4%). As principais companhias aéreas que atendem o estado são a Latam (64,4%), a Gol (10,9%) e a Azul (6,5%).
A Embratur tem trabalhado o estado e os destinos maranhenses em diversas ações internacionais. Em 2023, a Agência realizou um roadshow em São Luís aos operadores, agências e companhias aéreas da Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia; promoveu o Workshop Conexão Embratur 2023 “Guia para a competitividade e Promoção Internacional do Turismo” para 30 participantes na cidade de Barreirinhas, além de duas famtours (viagens de familiarização) pela Rota das Emoções, com operadores do Reino Unido e Chapada das Mesas, e com profissionais da Espanha e Portugal.
A campanha publicitária da Agência para a Europa, em 2023, também elegeu os Lençóis Maranhenses como destino destaque.