Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Embratur lança documento que fornece informações de acesso aos serviços do Instituto

embraturA Embratur lança nesta quarta-feira (15/06), a Carta de Serviços ao Cidadão, publicação que permite o acesso de maneira fácil a informações sobre quais são e como obter os serviços prestados pela Instituição. O documento contém três seções informativas referentes à participação em feiras internacionais de turismo, solicitação de imagens e vídeos turísticos do Brasil, além do apoio à Captação e Promoção de Eventos Internacionais. A Carta de Serviços ao Cidadão é uma ferramenta do Programa Nacional da Gestão Pública e Desburocratização (GesPública), coordenado pelo Ministério do Planejamento.

Para José Antonio Parente, presidente substituto do Instituto, a Carta de Serviços ao Cidadão da Embratur é uma demonstração de compromisso com a sociedade e reflete a postura de transparência da instituição. “Esta iniciativa é um ponto de partida para uma visão sistêmica da organização e para a integração de outras ferramentas de gestão, tais como a pesquisa de satisfação, o gerenciamento de processos, a gestão de indicadores e a avaliação dos níveis de gestão”, completou Parente.

O documento detalha os serviços disponíveis e especifica padrões de qualidade, tais como tempo de espera para o atendimento, prazos para o cumprimento dos serviços, orientações quanto a mecanismos de comunicação com os usuários, procedimentos para receber sugestões e para o recebimento, atendimento e gestão de reclamações. A proposta é que essa abertura possibilite e estimule a formação de cidadãos, tendo como direcionamento a transparência e a participação da sociedade no processo de qualificação e de legitimação dos resultados da administração pública.

Para a coordenadora Geral de Tecnologia da Informação do Instituto, Mariza Avalone Araújo, a Carta representa uma solução de interação com os usuários dos serviços públicos: “Além de expor seu objetivo, esta ferramenta descreve e informa à população quais os trabalhos prestados, como acessá-los e obtê-los e quais são os compromissos da Embratur com a sociedade”.

Receba nossas newsletters