A Embratur acaba de lançar nos aeroportos das cidades de Porto e Lisboa; em Portugal; um mobiliário urbano interativo; com tela sensível ao toque (“touch screen”); com informações turísticas de dez destinos brasileiros.
Além de prender a atenção dos transeuntes; o totem divulga e permite baixar para o celular o aplicativo “Brasil Mobile”; que contém informações sobre patrimônio e arquitetura; atrações culturais ao ar livre e lazer.
Segundo o diretor de Marketing da Embratur; Walter Vasconcelos; o sistema oferece detalhes sobre roteiros e destinos num raio de até 200 quilômetros de distância das cidades de Belo Horizonte; Brasília; Florianópolis; Fortaleza; Manaus; Porto Alegre; Recife; Rio de Janeiro; Salvador e São Paulo. “Com isso; torna-se possível planejar totalmente uma viagem por meio do próprio celular”.
Disponível em três idiomas (português; inglês e espanhol); o dispositivo traz fotos das principais atrações e belezas naturais dos destinos; além de guia de conversação e rotas de acesso por meio do Google Maps. Os passageiros que não conseguirem baixar o “Brasil Mobile” no mobiliário urbano; que ficará disponível nos aeroportos portugueses até o dia 21 de setembro; poderão obtê-lo diretamente no endereço www.braziltour.com/mobile.
Walter Vasconcelos lembra que a Embratur utiliza diversas outras estratégias de comunicação digital na promoção do Brasil como destino turístico no exterior; entre outras: publicidade online; relacionamento via web com operadores de turismo; agentes de viagens e jornalistas internacionais; participação em redes sociais como Facebook; Twitter; FourSquare e Flickr.