Câmbio:

Idiomas:

Ex-ministro do Turismo Gilson Machado é solto após decisão de Moraes

Foto de Natalia Strucchi

Natalia Strucchi

Publicado - 14/06/2025 - 11:20

Valter Campanato Agencia Brasil Ex-ministro do Turismo Gilson Machado é solto após decisão de Moraes
Ex-ministro do Turismo foi solto na noite de sexta-feira (Valter Campanato/Agência Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), mandou soltar o ex-ministro Gilson Machado, que chefiou a pasta do Turismo durante o governo de Jair Bolsonaro. Gilson Machado foi solto pouco depois das 23h de ontem. Ele estava preso numa cela isolada dos demais detentos, no Centro de Observação Criminológica Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife.

O político foi preso na manhã de sexta-feira (13), no Recife, por determinação do ministro pela suspeita de tentar emitir um passaporte português para o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, delator nas investigações sobre a trama golpista. Machado negou a acusação.

“Não matei, não trafiquei drogas, não tive contato com traficante. Apenas pedi um passaporte para meu pai, por telefone, ao Consulado Português do Recife. O meu pai tem 85 anos. No outro dia ele foi lá no consulado, juntamente com meu irmão. Se ele não recebeu, ele está para receber a renovação do passaporte português dele”, afirmou Machado

Em substituição à prisão, Gilson deverá cumprir medidas cautelares, como comparecimento obrigatório à Justiça, cancelamento do passaporte, proibição de sair do país e de manter contato com investigados pela trama golpista.