Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

Ministério do Turismo busca investimentos na WTM Latin América 2024

a3781c33 ec2e 4804 98e7 ebc2cbda4b96 Ministério do Turismo busca investimentos na WTM Latin América 2024

Os encontros tiveram como objetivo fortalecer o setor turístico brasileiro e impulsionar a economia nacional, gerando emprego e renda para os brasileiros (Roberto Castro/MTur)

A ministra do Turismo substituta, Ana Carla Lopes, se reuniu com investidores estrangeiros em busca de oportunidades de investimento no país na WTM-LA 2024. Os encontros tiveram como objetivo fortalecer o setor turístico brasileiro e impulsionar a economia nacional, gerando emprego e renda para os brasileiros. Para Ana Carla Lopes, as reuniões foram bastante produtivas.

“Discutimos oportunidades estratégicas de investimento que não só impulsionarão a infraestrutura turística em nosso país, mas também criarão novas oportunidades de emprego e renda para as comunidades locais, uma das prioridades do ministro Celso Sabino e do presidente Lula. Estamos confiantes de que essas parcerias resultarão em benefícios significativos para o setor e para o Brasil como um todo, fortalecendo nossa posição de destino turístico de renome internacional”, disse ela.

Durante a primeira reunião, Ana Carla se encontrou com representantes do grupo espanhol Hotusa. Eles debateram as perspectivas de construção de meios de hospedagens em grandes centros urbanos brasileiros. O grupo expressou interesse em estudar o mercado local para expandir sua presença, trazendo mais hotéis para o Brasil. Atualmente, o grupo hoteleiro atua por meio de sistemas de agendamento de reservas, sendo o Brasil o seu quarto principal mercado nas Américas

Já na segunda reunião, realizada com a Chinese Investment Forum, foram exploradas oportunidades de colaboração entre Brasil e China. Foram discutidas as possibilidades de atrair mais investimentos chineses para o Brasil, bem como de criar oportunidades para chineses virem conhecer o nosso país. Essa parceria tem o potencial de fortalecer os laços econômicos e turísticos entre as duas nações, gerando benefícios mútuos e impulsionando o desenvolvimento do setor.

As iniciativas refletem o compromisso do Ministério do Turismo em promover um ambiente favorável para investimentos no Brasil, visando o crescimento sustentável do turismo e o aumento da competitividade internacional do país como destino turístico.

MTur leva participantes do Experiências do Brasil Original para a feira

0dc7ce24 4f84 44d8 9a79 0b5d05b20282 Ministério do Turismo busca investimentos na WTM Latin América 2024

MTur levou para o estande representantes das Comunidades Quilombolas Povoado do Moinho, em Goiás e Laranjituba e África, no Pará; e das comunidades indígenas dos Boraris, também no Pará e Raposa I, em Roraima (Roberto Castro/MTur)

O Ministério do Turismo montou um espaço inteiramente dedicado ao projeto Experiências do Brasil Original (EBO) dentro da WTM Latin America 2024. O ambiente, que possibilita a exposição e realização de negócios em destinos de turismo de base comunitária, promove a aproximação do segmento com o mercado turístico nacional e internacional.

Para mostrar aos cerca de 27 mil visitantes da feira as potencialidades dos produtos estruturados em rotas turísticas, o MTur levou para o estande representantes das Comunidades Quilombolas Povoado do Moinho, em Goiás e Laranjituba e África, no Pará; e das comunidades indígenas dos Boraris, também no Pará e Raposa I, em Roraima.

O projeto Experiências do Brasil Original tem o objetivo de fortalecer o mercado turístico interno e o turismo de base comunitária, possibilitando que roteiros turísticos realizados em comunidades indígenas e quilombolas, passem a compor a oferta competitiva e inovadora de produtos e serviços turísticos do Brasil. O Projeto também possibilita que o turista vivencie práticas únicas e milenares, através das tradições, saberes, sabores, culturas e histórias, presentes nesses territórios.

“O projeto Experiências do Brasil Original busca dar oportunidades de desenvolvimento econômico para essas comunidades, com a formatação de experiências turísticas geradoras de fontes alternativas de renda e trabalho. Isso contribui para a valorização da cultura, costumes e modo de vida dessas comunidades e, ainda, para a conservação da sociobiodiversidade”, destacou a coordenadora de Produção Associada ao Turismo do MTur, Anna Modesto.

Receba nossas newsletters