O secretário-executivo do Ministério do Turismo; Frederico Costa; assegurou nesta quinta (07/04); aos membros do Conselho Nacional do Turismo; que os projetos em andamento não sofrerão prejuízo com os cortes orçamentários anunciados pelo governo federal. Segundo ele; a receita de programação disponível; que exclui as emendas parlamentares atingidas pela decisão do governo; é compatível com a do início do ano passado.
O orçamento do Ministério é composto de recursos de programação; definidos pelo Executivo; e de emendas propostas pelos deputados e senadores.
“Teremos condições de dar continuidade as obras que já estão em andamento e a outras que consideramos prioritárias”; assegurou o secretário. Ele lembrou que o MTur tem atribuições definidas nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014; entre as quais investir em qualificação; promoção dos destinos; infraestrutura turística e na articulação de financiamentos para a hotelaria.
Costa citou ainda algumas ações empreendidas neste ano. Uma delas foi o apoio do MTur ao esforço do governo do Rio de Janeiro na retomada da atividade turística na Serra Fluminense; atingida pela chuvas em janeiro deste ano. Outra foram as negociações com o Ministério do Trabalho que resultaram na liberação de R$ 250 milhões do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT) para linha de capital de giro para empresas do setor.