Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Feiras e Eventos / Política

MTur organiza II Seminário Nacional Novo Fungetur para avançar na oferta de crédito ao setor

f7a524a7 26ee 4c03 ba45 3d2ee3729959 MTur organiza II Seminário Nacional Novo Fungetur para avançar na oferta de crédito ao setor

Seminário em Brasília (DF) vai abordar avanços na oferta de crédito ao setor turístico (Roberto Castro/MTur)

O Ministério do Turismo a Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) preparam a realização do II Seminário Nacional Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que acontecerá na próxima quarta-feira (20), em Brasília (DF). A ideia é promover a integração entre agentes financeiros de todo o país e subsidiar a adoção das melhores práticas de mercado na oferta de crédito a empreendedores turísticos privados.

O evento, que reunirá representantes de instituições credenciadas a conceder financiamentos do Fundo, do governo federal, do Sebrae e do trade turístico, vai abordar temas como o panorama do Fungetur e as perspectivas de investimentos na área. Operada com verbas do MTur, a linha de crédito proporciona condições diferenciadas de pagamento para a obtenção de capital de giro, a realização de obras e a aquisição de equipamentos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, explica que o seminário busca aperfeiçoar o suporte ao fortalecimento do setor. “No momento que o Brasil registra grandes avanços no turismo, como o aumento da chegada de visitantes estrangeiros e alta no faturamento, é fundamental trabalharmos para ampliar o acesso ao Fungetur. Isto vai se traduzir na adequada preparação do trade turístico à crescente demanda por serviços de qualidade de norte a sul do país”, aponta.

OUTROS ASSUNTOS – A pauta também envolverá assuntos como o papel do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), mantido pelo Sebrae, no desenvolvimento do turismo; a importância de inscrições no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) – requisito para acesso ao Fungetur – e do Mapa do Turismo Brasileiro, que orienta políticas públicas do MTur, além do apoio à preparação da COP 30 de 2025, em Belém (PA).

O secretário nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo do MTur, Carlos Henrique Sobral, ressalta que a troca de experiências no evento favorecerá o aperfeiçoamento do Fungetur. “A ideia é fazer com que esse seminário aproxime o Fungetur ainda mais dos seus agentes financeiros e, além disso, das políticas públicas que podemos desenvolver junto àquilo que hoje é trabalhado da melhor maneira possível pelos agentes financeiros”, argumentou.

Receba nossas newsletters