Até junho do ano que vem; o Ministério do Turismo pretende capacitar mais de 150 mil; de um total de 306 mil; profissionais que atuam na área do turismo nas 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014. A informação foi dada hoje (27/04) pelo ministro da pasta; Pedro Novais; durante audiência pública no Senado.
De acordo com ele; o ministério pretende investir R$ 440 milhões em cursos de treinamento para melhorar o atendimento aos turistas que visitarão o país durante a Copa. “O Ministério do Turismo; ao contrário do que muita gente imagina; não recebeu a incumbência de construir estádios; aeroportos e [melhorar a] infraestrutura. O que coube ao ministério na divisão das atividades para a Copa foi; simplesmente; a capacitação de prestadores de serviços turísticos; exclusivamente”; explicou.
Segundo ele; atualmente existem 7;2 milhões de profissionais trabalhando no setor em todo o país. Desse total; 870 mil prestam serviços nas 12 cidades-sede da Copa. “O ministério está capacitando 306 mil desses 870 mil. São atendentes de aeroportos; locadoras de veículos; condutores; guias de aventura e; de modo geral; recepcionistas; informantes; gerentes e camareiras”; enumerou o ministro. A meta é capacitar os 306 mil trabalhadores até 2013
Novais disse que; em junho; será finalizado o treinamento de 75 mil profissionais. Em julho e agosto; acrescentou; serão abertas turmas para treinamento de mais 80 mil. Conforme a previsão do ministério; até junho de 2012; mais de 150 mil dos 306 milprofissionais que atuam nas cidades-sede receberão capacitação.
Segundo o ministro; esses profissionais estão recebendo treinamento para aperfeiçoar os serviços que já prestam; além de ensinamentos na área da ética; cidadania; comunicação e expressão; postura profissional; convivência e segurança do trabalho em curso com duração de 80 horas. Na capacitação; também são oferecidos cursos de inglês e espanhol.
Agência Brasil