Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Passaporte Verde tem novo slogan e expactativa de gerar grande impacto

Cassio Garkalns, da Pnuma, Helenio Waddington, do Roteiro do Charme, Maria Beatriz Martins, do Planeta Orgânico, Fernando Henrique Souza, da Pnuma, e Luiz Pena Franca, do Roteiro do Charme

Cassio Garkalns, da Pnuma, Helenio Waddington, do Roteiro do Charme, Maria Beatriz Martins, do Planeta Orgânico, Fernando Henrique Souza, da Pnuma, e Luiz Pena Franca, do Roteiro do Charme


Com o novo slogan “Cuide do seu destino”, a campanha global Passaporte Verde foi apresentada hoje (02/06), no Rio de Janeiro. Uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), em parceira com os ministérios do Turismo, Meio Ambiente, Esportes, Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a campanha incentiva práticas de consumo e produção sustentáveis no turismo, unindo viajantes e empresários para a redução dos impactos ambientais das atividades do setor.

Em construção desde outubro de 2012, a campanha Passaporte Verde se tornou parte integrante das ações de sustentabilidade do governo brasileiro para a Copa do Mundo, sendo institucionalizada pela Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade. Neste ano, o Ministério do Turismo aderiu ao acordo entre Pnuma e demais ministérios, reconhecendo a importância da campanha para a consolidação do turismo responsável no Brasil.

A campanha, que já vinha sendo praticada desde 2002, volta renovada como uma plataforma online de comunicação, com portal interativo, aplicativo móvel e forte presença nas mídias sociais. O Passaporte Verde ganhou, também, uma nova marca, desenvolvida pelo escritório Pnuma no Brasil, que será usada globalmente pelo programa ambiental da ONU.

“Pretendemos tornar a campanha mais disseminada este ano. Vamos usar a Copa para fazer uma grande movimentação, gerando impacto nos turistas. Temos que aproveitar a chance que o Brasil está tendo de sediar dois grandes eventos, a Copa e as Olimpíadas, e fazer uma grande divulgação do Passaporte Verde a partir da atratividade que esses eventos causam”, afirmou Fernando Henrique Souza, representante da Pnuma.

Com ênfase no consumo consciente, a campanha apresenta instrumentos para subsidiar escolhas responsáveis durante viagens de lazer e negócios. Além de dicas de sustentabilidade, a campanha conta com Roteiros Passaporte Verde, que apresentam sessenta opções de passeios, a partir de cada uma das doze cidades-sede da Copa, estimulando opções sustentáveis, como deslocamento em transporte público e o consumo da culinária local. O turista também poderá recomendar estabelecimentos comprometidos com a campanha.

A edição deste ano do Passaporte Verde conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além da parceria com Unicef, Unesco, OIT (Organização Internacional do Trabalho), Unaids – Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime) e a FAS (Fundação Amazonas Sustentável).

Lia Bianchini

Receba nossas newsletters