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Política

Pedro Novais discute ações de combate a exploração do turismo sexual no Carnaval

O ministro do Turismo; Pedro Novais; discutiu com a ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR); Maria do Rosárioações integradas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. Pedro Novais afirmou que o ministério manterá o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI). “Esse foi um primeiro e muito produtivo contato. Vamos colocar nossas equipes em sintonia para desenvolvermos ações integradas”; afirmou a ministra.
 
Para o período de carnaval; deste ano; o Ministério do Turismo apoiará as ações propostas pela Secretaria de Direitos Humanos e realizará ações nos destinos turísticos que atraem o maior número de foliões.O TSI capacitará jovens de 17 municípios de Goiás; Pernambuco; Espírito Santo e Maranhão neste ano. As ações fazem parte do projeto Inclusão Social com Capacitação Social; criado em 2008.
 
Cinquenta por cento dos adolescentes capacitados estão empregados formalmente.
O programa TSI trabalha a prevenção da exploração sexual e o incentivo às denúncias pelo Disque 100; da Secretaria de Direitos Humanos. Desde a criação do programa; a média diária de denúncias passou de 12; em 2003; para 89 em 2008. Em 2010; a média diária; de janeiro a agosto; foi de 418 atendimentos. Entre 2005 e 2010; o programa já formou 853 multiplicadores nas 27 unidades da federação. São pessoas que integram as comunidades e passam a atuar de forma incisiva pela prevenção da violência sexual.
 
Parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília; de dezembro de 2009 até fevereiro deste ano; já formou mais de 480 profissionais da cadeia turística para atuar na prevenção dos casos de exploração durante a Copa do Mundo de 2014.
 
Lançada no Brasil há pouco mais de um mês pelo MTur; em parceria com o CET/UnB; a campanha Um Gol pelos Direitos de Crianças e Adolescentes está mobilizando empresários e entidades públicas nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e também em João Pessoa (PB). As ações seguem até a véspera do carnaval. Redes hoteleiras; como a Accor; já aderiram ao projeto.
 
Além de várias atividades nas cidades; a campanha foi lançada também nas redes sociais. Orkut; Twitter; Facebook; YouTube e Flickr hoje mobilizam milhões de pessoas e formam opinião sobre os mais diversos temas. A campanha tem perfil em cada uma dessas redes com informações sobre o tema; estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.
 
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