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Sem impactos em atrativos, RS e MTur preparam reconstrução e campanha de retomada

142A8358 Sem impactos em atrativos, RS e MTur preparam reconstrução e campanha de retomada

Milton Zuanazzi, secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, e Claudia Mara Borges, diretora de Planejamento e Competitividade do Estado do Rio Grande do Sul (Eric Ribeiro/M&E)

BALNEÁRIO CAMBORIÚ – O Rio Grande do Sul passa pela maior catástrofe climática da sua história. Mais de 90% das cidades foram afetadas pelas fortes chuvas no começo do mês, incluindo destinos turísticos como Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Após a água baixar por completo, o que deve acontecer na próxima semana, chegará a hora da reconstrução da infraestrutura e da retomada do Turismo. A boa notícia é que os atrativos turísticos do estado não sofreram impacto com as chuvas.

O trabalho de reconstrução será árduo e terá o apoio de todo o Brasil. Não faltará empenho do trade e do governo para ajudar o estado nesta retomada, como informaram o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, e a diretora de Planejamento e Competitividade do Estado do Rio Grande do Sul, Claudia Mara Borges, em conferência de imprensa realizada durante a BNT Mercosul 2024.

“Os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul não tiveram impacto. É claro que neste primeiro momento temos que ser solidários na questão humanitária, mas o governo e o trade têm que se preocupar para retomar o Turismo” – diretora de Planejamento e Competitividade do RS.

“Os atrativos turísticos do Rio Grande do Sul não tiveram impacto. É claro que neste primeiro momento temos que ser solidários na questão humanitária, mas o governo e o trade têm que se preocupar para retomar o Turismo. Temos a questão do aeroporto para resolver, mas já fizemos capacitações com as operadoras para propocionar a segurança necessária na venda do destino. E isso envolverá, num outro momento, presstrips, famtours e muitas experiências”, disse Claudia.

“Não é apenas o Rio Grande do Sul que sofre o impacto da tragédia, mas o Brasil todo sofre. Estamos dando toda a segurança para que todos vendam viagens ao estado, que faz parte das maravilhas do nosso Brasil. Estamos agora trabalhando para restaurar os acessos em tempo recorde para que assim possamos retomar a economia da maneira que conseguimos”

Ela reafirmou a importância de preservar os empregos por conta da capilaridade do Turismo. “Não é apenas o Rio Grande do Sul que sofre o impacto da tragédia, mas o Brasil todo sofre. Estamos dando toda a segurança para que todos vendam viagens ao estado, que faz parte das maravilhas do nosso Brasil. Estamos agora trabalhando para restaurar os acessos em tempo recorde para que assim possamos retomar a economia da maneira que conseguimos”, complementou a diretora.

“Assim que as águas baixarem, já será possível visitar o Rio Grande do Sul com tranquilidade, descendo em Caxias do Sul, Canoas, Jaguaruna, Chapecó, Passo Fundo ou até mesmo Florianópolis” – Milton Zuanazzi, do MTur.

Milton Zuanazzi, por sua vez, destacou ações para o renascimento do Turismo Gaúcho. “Quando as águas baixarem, chegará o momento da reconstrução. Neste momento, será a hora da mudança do imaginário! Assim que as águas baixarem, já será possível visitar o Rio Grande do Sul com tranquilidade, descendo em Caxias do Sul, Canoas, Jaguaruna, Chapecó, Passo Fundo ou até mesmo Florianópolis”, disse o secretário do MTur.

“Já destinamos R$ 100 milhões do Fungetur para o Rio Grande do Sul. Se esse recurso terminar, teremos mais R$ 100 milhões. Se terminar, mais R$ 100 milhões, até todos terem recursos necessários para realizarem seus investimentos”

E não vai faltar dinheiro para a reconstrução do Turismo do RS. “Já destinamos R$ 100 milhões do Fungetur para o Rio Grande do Sul. Se esse recurso terminar, teremos mais R$ 100 milhões. Se terminar, mais R$ 100 milhões, até todos terem recursos necessários para realizarem seus investimentos. O problema é que demanda tempo para que possamos reconstruir tudo. Mas, vamos fazer uma grande campanha sobre como chegar lá e o que visitar. Vamos reconstruir!”, finalizou Zuanazzi.

O M&E é media partner do evento, viaja com proteção GTA e conta com apoio da Shift Mobilidade Corporativa.

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