Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Plano Nacional de Turismo 2018-2022 quer atrair 12 milhões de turistas

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo

O Governo acaba de publicar no Diário Oficial da União a aprovação do Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que tem entre seus objetivos aumentar a entrada anual de visitantes internacionais no País, de 6,5 milhões de pessoas para 12 milhões.

O Ministério do Turismo estimulará a elaboração de planos estaduais, distrital, regionais e municipais de desenvolvimento turístico, em conformidade com o Plano Nacional de Turismo 2018-2022, com o objetivo de fortalecer a gestão descentralizada.

Entre as metas do plano, além de aumentar a entrada de visitantes internacionais para 12 milhões, está ainda o aumento da receita gerada pelos visitantes internacionais no País, de US$ 6.5 bilhões para US$ 19 bilhões.

Aumentar o número de viagens de turistas brasileiros pelo País, de 60 milhões de pessoas para 100 milhões de pessoas; e aumentar o número de vagas para empregos no setor de turismo, de 7 milhões para 9 milhões.

São diretrizes do Plano Nacional de Turismo 2018-2022 o fortalecimento da regionalização do turismo; a melhoria da qualidade e da competitividade no setor de turismo; o incentivo à inovação; e a promoção da sustentabilidade.

Das diretrizes e estratégias do Plano Nacional de Turismo destacam-se soluções de segurança pública que envolvam o setor de turismo; promover e facilitar a atração de investimentos e a oferta de linhas de crédito para o turismo; aprimorar a oferta turística nacional; intensificar a qualificação no turismo; redefinir os destinos do País prioritários para a promoção nacional e internacional; intensificar ações para facilitação de vistos de visita e promover diálogos com países considerados estratégicos. Entre outras.

O Ministro do Turismo disporá sobre os indicadores do Plano Nacional de Turismo 2018-2022 no prazo de trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto. O Plano Nacional de Turismo 2018-2022 terá suas metas globais, suas iniciativas e seus objetivos monitorados e avaliados pelo Ministério do Turismo, por meio de sistema informatizado.

Receba nossas newsletters