Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Termina amanhã (24) o prazo para participar do concurso “Melhores Vilas Turísticas”

2eb3fa87 e16d 4214 936f c84f25e4820b Termina amanhã (24) o prazo para participar do concurso “Melhores Vilas Turísticas”

Inscrições para o concurso “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo terminam neste domingo (Rota do Enxaimel/Pomerode-SC)

Termina neste domingo (24) o prazo para a inscrição de destinos brasileiros no concurso “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo, que reconhece localidades onde a promoção da diversidade cultural e natural é adotada como ferramenta de desenvolvimento sustentável. As candidaturas nacionais devem ser apresentadas ao Ministério do Turismo, que vai indicar oito representantes do país à disputa.

O concurso busca transformar o turismo em um catalisador da prosperidade e do bem-estar rural, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Podem participar entidades públicas, privadas, associações, pessoas físicas e jurídicas representantes de comunidades que adotam estratégias inovadoras para fortalecer o turismo em áreas rurais, enviando propostas ao e-mail candidaturas@turismo܂gov܂br.

“O Brasil, na condição de país-membro da ONU Turismo, apoia o concurso e estimula a apresentação de candidaturas por interessados de todo o país. A participação nessa seleção contribui para impulsionar o desenvolvimento do turismo no Brasil, além de proporcionar visibilidade às experiências singulares que o país tem a oferecer”, disse o ministro do Turismo, Celso Sabino.

O concurso exige requisitos a exemplo de ter baixa densidade populacional, dispor de atividades tradicionais preservadas e compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. (Confira AQUI o edital) As vencedoras recebem um selo, que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do turismo rural.

A seleção, criada em 2021, já consagrou a Rota do Enxaimel, de Pomerode (SC). O roteiro abriga a maior concentração de casas no estilo enxaimel fora da Alemanha, técnica que consiste na montagem de paredes a partir de vigas de madeira encaixadas e preenchidas com tijolos de argila. O percurso proporciona experiências ligadas ao patrimônio imigratório, produtos agrícolas e coloniais, artesanato e trilhas ecológicas, incluindo, ainda, parques, museus e cervejarias.

Receba nossas newsletters