Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política

Veja veto da responsabilidade solidária no texto final aprovado da Lei Geral do Turismo

Captura de tela 2024 09 18 161459 e1726747999942 Veja veto da responsabilidade solidária no texto final aprovado da Lei Geral do Turismo

Presidente Lula sancionou ontem a nova Lei Geral do Turismo, com ao menos 8 vetos (Reprodução/UOLTv)

Após sanção do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na Lei Geral do Turismo, o Diário Oficial da União publicou a nova Lei na íntegra nesta quinta-feira (19). Como já era esperado, a nova lei contou com alguns vetos (ao menos 8), entre eles, o veto do trecho referente a responsabilidade solidária das agências de turismo pelas atividades de intermediação de serviços que realizam.

No artigo 27, que diz respeito ao segmento do agenciamento, o veto foi feito. A exclusão do trecho onde havia a proposta de alteração sobre a responsabilidade solidária dos agentes de viagens em relação a serviços intermediados foi confirmada após a publicação do DOU.

Em nota, o ministério do Turismo já havia se posicionado sobre. “A Lei foi sancionada com vetos relativos à hipótese de agências de turismo e meios de hospedagem não responderem solidariamente pela má prestação de serviços e possíveis danos a clientes. O MTur se comprometeu a construir um texto mais alinhado ao Código de Defesa do Consumidor, juntamente com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o posterior envio de Medida Provisória ao Congresso Nacional”.

Vale ressaltar que, o texto considera “agência de turismo a pessoa jurídica que exerce a atividade econômica de intermediação remunerada entre prestadores, consumidores e usuários de serviços turísticos ou que fornece diretamente esses serviços”.

Antes, onde estava (no texto aprovado no senado e câmara): 
“§ 9º Os valores das multas, das penalidades ou de outras taxas cobradas pelas agências de turismo a título de cláusula penal no caso de pedidos de alteração ou de cancelamento dos serviços por elas reservados e confirmados não poderão exceder o valor total desses serviços”.

Agora se encontra com veto: 

Captura de tela 2024 09 19 085335 e1726747801925 Veja veto da responsabilidade solidária no texto final aprovado da Lei Geral do Turismo
O que ficou mantido: 
§ 8º Os valores das multas, das penalidades ou de outras taxas cobradas pelas agências de turismo a título de cláusula penal, no caso de pedidos de alteração ou de cancelamento dos serviços por elas reservados e confirmados, não poderão exceder o valor total desses serviços.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.