Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

CET-MG defende interiorização do turismo

O Sebrae foi sede, nesta quinta-feira (12), da 26ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET). Estiveram presentes os conselheiros, além do presidente do Conselho e secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais Mário Henrique Caixa, da secretária adjunta de Turismo Silvana Nascimento e da vice-presidente do CET, Danielle Feyo.

A assembleia foi aberta pelo secretário Mário Henrique, que apresentou aos conselheiros os novos superintendentes da Setur. Em seguida, Danielle Feyo, falou aos presentes sobre as demandas mais urgentes e sobre as diretrizes que irão nortear o trabalho do Conselho durante essa gestão.

O levantamento foi feito pelas Câmaras Temáticas, que destacaram a necessidade de promover a interiorização do turismo através da segmentação da regionalização, mais programas de capacitação e qualificação, a implantação de um sistema de sinalização turística, ações de promoção e apoio à comercialização e a revisão da legislação da política estadual do turismo.

De acordo com o Secretário, “Temos trabalhado insistentemente junto ao governador para que o turismo esteja num patamar mais elevado nos planos de governo. Estamos negociando a liberação de verba para investirmos na divulgação de Minas, e acredito que as coisas vão caminhar de modo que no próximo ano possamos promover o nosso estado com mais robustez”, afirmou.

Na sequência da reunião, o professor da Fundação João Pinheiro, Nelson Quadros, apresentou aos conselheiros o Plano Estadual de Turismo, ainda em fase de elaboração.  Segundo ele, será um plano estratégico que vai mexer com a realidade do Estado e aprimorar o quadro atual. O planejamento será norteado pelos conceitos do turismo sustentável, competitivo e inclusivo. A primeira etapa constará do diagnóstico da situação atual. Serão feitas também análises de mercados potenciais e pesquisas sobre as novas tendências do turismo. Na última etapa do planejamento, serão traçadas as estratégias e linhas de ação. Seguindo com a apresentação da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) sobre o projeto do 12º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira – Edição Norte de Minas.

Na parte final do encontro, a secretária adjunta Silvana Nascimento explicou aos conselheiros sobre o mapeamento das ações voltadas para o turismo em Minas Gerais. Foi apresentado ainda o resultado provisório do ICMS Turístico, que habilitou 240 municípios em 2015. O Conselho volta a se reunir no dia 10 de dezembro em local a ser definido.

Jane Barreto

Receba nossas newsletters