Os americanos que quiserem renovar seus passaportes já podem fazê-lo online desde esta quarta-feira (18), já que a fase beta do programa, que está em andamento há dois meses, foi aberta nacionalmente. O Departamento de Estado dos EUA disse que aumentou as contratações, contratou especialistas e melhorou seu site na tentativa de atender à crescente demanda por serviços consulares, incluindo o processamento de renovações de passaportes e a emissão de vistos.
“A partir desta quarta-feira (18), a renovação online de passaportes entrará em operação pela primeira vez em todo o país”, disse o vice-secretário de Estado, Richard Verma, em uma conferência sobre viagens em Nova York. Cerca de 200 mil pessoas participaram do programa beta e o Departamento de Estado estima que quase 50% das renovações serão feitas online em um futuro próximo.
Há certas qualificações para poder usar o aplicativo digitalizado para renovação de passaportes, incluindo estar localizado nos Estados Unidos. Os passaportes vencidos há mais de cinco anos não podem ser renovados online, segundo Verma. A novidade está disponível para cidadãos americanos com mais de 25 anos de idade, com um número limitado de vagas abertas diariamente às 12h (horário de Brasília).
Renovação online não diminui o tempo de espera, mas melhora a experiência
“Voltamos aos níveis pré-pandêmicos. Estimamos de seis a oito semanas para um serviço regular, duas a três semanas para um serviço acelerado. Esse continuará sendo o caso, mesmo com a plataforma online. Mas a facilidade de fazer isso e a experiência do cliente serão muito melhores.”
Os pedidos de passaportes aumentaram à medida que mais americanos estão viajando para o exterior em grande número. Em março de 2024, mais de 9 milhões de americanos viajaram para o exterior, um aumento de 15,4% em relação ao ano passado, de acordo com a Administração de Comércio Internacional.
Logo após a pandemia, o Departamento de Estado enfrentou longos atrasos no processamento de passaportes. O tempo de processamento chegou a 18 semanas em 2021, devido ao departamento ter enfrentado uma demanda sem precedentes.