Não muda nada. Com esta frase, o CEO da April Brasil, Luiz Gustavo da Costa, em entrevista ao M&E, definiu a operação da empresa após a aquisição por parte dos diretores brasileiros. Segundo ele, parceiros – especialmente os agentes de viagens – não precisam se preocupar, pois os produtos e serviços seguem os mesmos, inclusive a parceria com a Axa Seguros.
Costa explicou que o negócio foi concretizado só agora, mas nada tem a ver com a pandemia, uma vez que as conversações tiveram início ainda em 2019. Segundo ele, o principal core business da April no mundo é o seguro saúde e que, no início do ano passado, a empresa resolveu focar neste negócio, tanto que a única operação de seguros viagens que permaneceu ativa foi a brasileira por conta da sua rentabilidade e estrutura.
“Com isso, desde o final do ano passado, enxergamos uma oportunidade, embora a April ainda tivesse interesse de seguir com a operação. Nos juntamos para tentar uma oferta de maneira que pudéssemos assumir o controle”, revelou. “Já era uma discussão e um movimento sendo estudado, mas com a crise, aproveitamos para acelerar isso e conseguimos finalizar o negócio em junho”, complementou.
Aposta alta
O executivo reiterou a aposta no Brasil e na recuperação da economia para justificar o negócio. “Foi um movimento nosso, dos gestores. Buscamos investimento e fizemos a aquisição de 100% da operação. Devido a crise, entendemos que é um movimento atípico e bastante impactante. Mas temos muita confiança na retomada, e nos fortalecemos. É importante dizer que o negócio aconteceu num momento em que a April Brasil tinha o seu melhor nível de caixa da história e preparada para ter retomada para futuro. Estimamos que em setembro e outubro começamos a retomar aos poucos”, destacou.
Mudanças
De acordo com Costa, em um primeiro momento não haverá mudança em relação a estrutura ou ao modelo de negócio. A vantagem, garante ele, está agora no controle por parte dos gestores. “Tornamos, assim, a empresa mais maleável e focada no seu próprio business, com processos mais simplificados e mais ágeis. Além disso, permanecemos nos próximos anos vinculados a April e com toda a rede de atendimento”, disse.
Um dos grandes diferenciais do mercado da April, na opinião dele, a operação 100% própria, incluindo central de atendimento e distribuição, permanecem. “Comercialmente não temos mudanças e nem na operação. Seguimos com a mesma equipe e com as mesmas condições para as agências”, revelou. “Tomamos esta decisão porque acreditamos muito no Turismo, nas agências de viagens e no Brasil. Com isso, vamos conseguir fazer muita coisa diferenciada”, complementou a diretora de Vendas, Claudia Brito.