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Destinos / Serviços / Turismo em Dados

FecomercioSP revela deficiência de políticas sustentáveis voltadas ao turismo

Sustentabilidade - nature-gfb2511b00_1920 Pixabay

“Somente 55% das nações avaliadas dedicaram mais do que um parágrafo para tratar de sustentabilidade em seus programas

O Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresentou um levantamento internacional sobre a deficiência (ou ausência) das políticas sustentáveis voltadas ao turismo em programas de governo de vários países.

Segundo os dados, das políticas de sustentabilidade no turismo de 101 nações, cerca de 45% fazem apenas uma referência superficial ao tema, enquanto pouquíssimas citam dados reais sobre o uso sustentável dos recursos naturais disponíveis, de acordo com Xavier Font, pesquisador e professor da Universidade de Surrey (Reino Unido), que fez a apresentação do levantamento, durante a reunião do conselho.

“Somente 55% das nações avaliadas dedicaram mais do que um parágrafo para tratar de sustentabilidade em seus programas. Estas estratégias, geralmente, demandam em torno de cem páginas ou mais; apenas 2% delas oferecem números e objetivos tangíveis. Todos dizem que sustentabilidade é importante, mas, na prática, as ações não demonstram isso”, ponderou Font.

A mesma falta de empenho afeta associações de comércio de viagens no mundo todo: apenas 1 de 62 delas conta com um programa com valores orientativos de sustentabilidade definidos e claros às empresas-membros. Outro problema compartilhado pela FecomercioSP, apontado por Font, é o greenwashing – uso de imagens e palavras vagas, selos e certificados sem comprovação que passam a impressão errônea de serem “verdes”.

Font ressaltou que 25% do conteúdo que grandes companhias do setor, no mundo, comunicam não são reais. Por outro lado, 70% do que é feito por grandes corporações hoteleiras nem sequer são reportados aos stakeholders ou comunicados aos consumidores, de forma que estes ainda carregam a impressão errada de que produtos e serviços sustentáveis sejam mais caros.

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