
Sistema foi projetado para fornecer às pessoas um alerta precoce quando o tremor de terra começa (Beatriz do Vale/M&E)
Após o envio de alertas para centenas de moradores de São Paulo e Rio de Janeiro sobre a possibilidade de um terremoto nas proximidades de Ubatuba, litoral paulista, nas primeiras horas desta sexta-feira (14), o Google, responsável pelo sistema Android, afirmou que está investigando o que motivou o erro. Além de desativar a opção, pediu desculpas pelo equívoco.
Os aparelhos possuem um sensor de atividades sísmicas, que emite precocemente um alerta quando um dispositivo detecta algo que possa configurar um terremoto, juntamente com a localização aproximada de onde ocorreu o tremor, que permite tomar medidas necessárias para se proteger. É possível detectar terremotos a partir de 4.5 de magnitude. Entenda como funciona:
- Be Aware – criado para alertar indivíduos sobre tremores leves, fornecendo informações mais detalhadas quando o usuário toca na notificação. Ele funciona de acordo com as configurações de notificação em um dispositivo em conformidade com o nível de volume definido no smartphone;
- Take Action – criado para chamar a atenção do usuário antes que ele sinta tremores moderados a fortes. Porém, não está em conformidade com a configuração de notificação de cada smartphone e liga a tela enquanto reproduz um som alto.