Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Serviços / Tecnologia

Google investiga motivo de alerta de terremoto para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro

WhatsApp Image 2025 02 14 at 12.21.19 Google investiga motivo de alerta de terremoto para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro

Sistema foi projetado para fornecer às pessoas um alerta precoce quando o tremor de terra começa (Beatriz do Vale/M&E)

Após o envio de alertas para centenas de moradores de São Paulo e Rio de Janeiro sobre a possibilidade de um terremoto nas proximidades de Ubatuba, litoral paulista, nas primeiras horas desta sexta-feira (14), o Google, responsável pelo sistema Android, afirmou que está investigando o que motivou o erro. Além de desativar a opção, pediu desculpas pelo equívoco.

Os aparelhos possuem um sensor de atividades sísmicas, que emite precocemente um alerta quando um dispositivo detecta algo que possa configurar um terremoto, juntamente com a localização aproximada de onde ocorreu o tremor, que permite tomar medidas necessárias para se proteger. É possível detectar terremotos a partir de 4.5 de magnitude. Entenda como funciona:

Earthquake Alert System
A maioria dos dispositivos Android possuem um tipo de mini sismômetro. Conectado à internet, ele permite que o dispositivo detecte o início de tremores. Se muitos aparelhos detectarem atividades semelhantes ao mesmo tempo, o servidor do Google usa essas informações para estimar que um terremoto pode estar acontecendo, bem como características do evento, seu epicentro e magnitude.
Isso faz com que alertas sejam enviados para os celulares, como aconteceu por volta das 2h15 de hoje. Segundo o Google, os sinais da internet viajam na velocidade da luz, muito mais rápido do que a propagação de tremores de terremoto pelo solo, então as notificações geralmente chegam em questão de segundos antes de tremores severos.
Tipos de notificação de alerta
Existem dois tipos de notificações projetadas para o Earthquake Alert System: ‘Be Aware’ e ‘Take Action’, que são enviados apenas para terremotos de magnitude 4,5 ou maior.
  • Be Aware – criado para alertar indivíduos sobre tremores leves, fornecendo informações mais detalhadas quando o usuário toca na notificação. Ele funciona de acordo com as configurações de notificação em um dispositivo em conformidade com o nível de volume definido no smartphone;
  • Take Action – criado para chamar a atenção do usuário antes que ele sinta tremores moderados a fortes. Porém, não está em conformidade com a configuração de notificação de cada smartphone e liga a tela enquanto reproduz um som alto.
Ao tocar em qualquer notificação, são fornecidas informações de segurança durante o evento e minimizar danos, além de mostrar um mapa da localização do terremoto com o provável epicentro e a magnitude do terremoto, como na imagem abaixo:
IMG 20250214 WA0003 e1739547986200 Google investiga motivo de alerta de terremoto para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro
Após o envio do alerta, o Google pergunta se o usuário, de fato, sentiu algum tremor. Essas informações facilitam na atualização de eventuais erros e acertos:
WhatsApp Image 2025 02 14 at 11.32.06 Google investiga motivo de alerta de terremoto para moradores de São Paulo e Rio de Janeiro
Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.