Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Gramado, Recife e Porto de Galinhas abrigam vitrines do Museu do Turismo no mundo

AlbertoBosqueNaSala1 Gramado, Recife e Porto de Galinhas abrigam vitrines do Museu do Turismo no mundo

Sala 1, fundador e coordenador geral do Museu do Turismo, Alberto Bosque Coello (Divulgação)

Considerada a primeira “Sala” do Museu do Turismo no mundo, a pequena vitrine no lobby do tradicional Hotel Parque, na cidade de Valladolid (Espanha) reúne peças históricas relativas ao setor. Criado há seis anos pelo promotor de Turismo de Castilla y León, Alberto Bosque Coello, atualmente, o Museu do Turismo está presente em quatro continentes, 17 países e 125 salas. No Brasil, o espaço expõe, desde junho de 2021, souvenirs, postais, fotos e peças históricas distribuídas em três salas (Gramado/RS, Porto de Galinhas e Recife/PE) e tem planos de inauguração de outras três vitrines ainda neste ano.

“O Museu de Turismo é uma entidade sem fim lucrativo, que tem o objetivo de contar essa história do setor in situ, além de reverenciar personalidades do passado que foram fundamentais para que pudesse chegar ao Turismo de hoje. É, de fato, uma entidade movida por apaixonados pelo setor. Somos mais de 400 voluntários, de cerca de 20 nacionalidades distintas”, explica Naide Nóbrega, gestora para o desenvolvimento em países de língua portuguesa. O Museu do Turismo. E, por essa razão, salienta, “podemos dizer que somos o maior mundo do mundo em extensão”.

As Salas estão instaladas em locais relacionados com o setor turístico, como hotéis, agências de viagens, operadoras, centrais de atendimento ao turista, cafeterias e prédios históricos, além de museus. Não há um formato padrão para essas vitrines e todas, sejam pequenas, médias ou grandes, são igualmente importantes para que seja contada a história do Turismo pelo mundo.

Museu do Turismo no Brasil

SALA52 Porto de Galinhas Centro Atendimento Turista Gramado, Recife e Porto de Galinhas abrigam vitrines do Museu do Turismo no mundo

Primeira Sala do Museu do Turismo no Brasil, Porto de Galinhas, está instalada no Centro de Atendimento ao Turista (Divulgação)

A primeira Sala no país, a de número 52, foi instalada no Centro de Atendimento ao Turista do balneário de Porto de Galinhas/PE, um dos destinos mais importantes do Brasil. A Sala de Porto de Galinhas guarda a memória do balneário, num acervo cedido por historiadores, colecionadores e pessoas que vivenciaram toda a transformação do destino desde uma pacata vila de pescadores até os dias atuais.

SALA63 Recife Gabinete Portugues de Leitura Gramado, Recife e Porto de Galinhas abrigam vitrines do Museu do Turismo no mundo

Sala 63, Recife, instalada no Gabinete Português de Leitura (Divulgação)

A segunda, de número 63, funciona no prestigiado Gabinete Português de Leitura de Pernambuco, entidade lusa no centro da cidade do Recife. A Sala abriga a história do Turismo entre o Brasil e Portugal. O acervo conta toda a história, por exemplo, da primeira travessia do Atlântico Sul, realizada pelos oficiais portugueses Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 17 de junho de 1922, com direito a exibição de uma das hélices do avião da travessia. Também oferece ao público fotos, postais e documentos que registram o Turismo entre os dois países.

Sala83 GRAMADO Central Atendimento ao Turista 2 Gramado, Recife e Porto de Galinhas abrigam vitrines do Museu do Turismo no mundo

Sala Gramado na Central de Atendimento ao Turista (Divulgação)

Uma terceira Sala foi inaugurada no ano passado na cidade de Gramado/RS, dentro do Centro de Atendimento ao Turista da cidade gaúcha. Ela conta a história do Turismo no charmoso destino da Serra Gaúcha, suas primeiras pousadas, hotéis e recursos turísticos.

As próximas no Brasil estão previstas para São Paulo (dentro da USP) e Manaus, além de uma segunda Sala no município de Ipojuca/PE, dentro do pioneiro Hotel Village Porto de Galinhas.

Voluntariado – Outro importante diferencial do Museu do Turismo é o voluntariado. Todo o trabalho é realizado por mais de 400 voluntários – pessoas físicas, empresas e instituições – pelo mundo, desde os que se responsabilizam pela abertura e manutenção das Salas, aos community managers, que administram os mais de 25 perfis em distintas redes sociais, em quinze idiomas. “A nossa moeda é a paixão pelo turismo. É o que nos une e o que nos move pelos quatro cantos do mundo”, comenta o fundador e coordenador geral do Museu, o espanhol Alberto Bosque Coello.

Só para citar algumas, há Salas no sofisticado hotel Parador de Tordesillas (Espanha), no tradicional Café Santa Cruz de Coimbra
(Portugal), no Hotel Capri, na cidade de Rimini (Itália), no The Bagh Bharatpur Hotel, em Rajasthan (Índia), na Viajes Piamonte, em Buenos Aires (Argentina), nos Hotéis Holiday Inn de Tagansky/Moscou (Rússia), na Sierra de la Ventana (Patagônia), no The Westin Palace, em Madri (Espanha), no Grand Hotel Mediterrâneo, em Florença (Itália), no Centro Kumano Kodo, na cidade de Mie (Japão), no Museo de la Hotelería Mexicana, em Orizaba (México) e em outras dezenas de localidades, que podem ser visitadas também de forma virtual, no site da entidade (www.themuseumoftourism.org).

Conheça algumas salas – Neste link é possível visitar virtualmente algumas das 125 Salas do Museu do Turismo pelo mundo: https://themuseumoftourism.org/salas/ e [email protected]

Receba nossas newsletters