Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Iniciativas municipais ajudam a regularizar empresas no Cadastur

shutterstock

Alinhados à política nacional de incentivo à formalização do setor, municípios criam ações próprias para impulsionar cadastro de empreendimentos

Destinos de todas as regiões do Brasil estão mobilizados para apoiar o movimento nacional de incentivo à formalização do setor turístico no país, liderado pelo Ministério do Turismo, que realiza ações de fiscalização e sensibilização dos prestadores de serviços da indústria nacional de Viagens.

O registro regular de empresas no Cadastur, cadastro oficial das empresas do setor, é uma das exigências para a inclusão ou permanência de um município no Mapa do Turismo Brasileiro. Na busca por cumprir o pré-requisito e manter seus destinos no Mapa, uma competição saudável pelo aumento dos cadastros regulares foi travada entre Ubatuba, um dos destinos mais visitados do litoral norte de São Paulo, e Paraty, cidade histórica do litoral sul do Rio de Janeiro que é referência em turismo cultural no País.

Enquanto o município fluminense já conseguiu incentivar a regularização de 312 prestadores de serviços do município cadastrados no MTur (entre os quais 133 são meios de hospedagem), na vizinha paulista foram realizados 305 cadastros com apoio técnico local (dos quais 134 são meios de hospedagem).

“É a partir desses números no Cadastur que o governo federal pode mensurar o nosso potencial turístico. Ou seja, quanto mais estabelecimentos cadastrados, mais a cidade de Ubatuba está representada no Cadastur e poderá se destacar no Mapa do turismo brasileiro”, explica o secretário de Turismo de Ubatuba, Luiz Bischof.

Outra cidade focada na regularização dos meios de hospedagem e no novo Mapa do Turismo é Cairu (BA), município arquipélago ao qual pertence a famosa praia de Morro de São Paulo. Por iniciativa da secretaria de turismo local, equipes técnicas foram enviadas a campo para mobilizar hotéis e pousadas, entre outros serviços, a se registrarem ou renovarem o cadastro.

Totalmente gratuito, o cadastro oficial do MTur é obrigatório para 7 categorias, conforme a Lei Geral do Turismo: meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, parques temáticos, organizadoras de eventos, acampamentos turísticos e guias de turismo. O procedimento de inscrição ou renovação de cadastro pode ser feito totalmente online e de forma simplificada pelo site do serviço.

Receba nossas newsletters