Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Serviços

Localiza registra lucro de R$ 100,6 milhões no trimestre

Mesmo com o mercado em compasso de espera a Localiza manteve a tendência de crescimento com lucro no trimestre

Mesmo com o mercado em compasso de espera a Localiza manteve a tendência de crescimento com lucro no trimestre

A Localiza teve no segundo trimestre deste ano lucro líquido de R$ 100,6 milhões, valor 2,7% menor que o apurado em igual período de 2013. O aumento da receita líquida, de 11,3% nessa mesma base, para R$ 904,6 milhões, acabou tendo impacto negativo da elevação das despesas financeiras, informou a maior locadora de veículos do país.A receita líquida consolidada de abril e junho deste ano foi puxada pelo aumento de 13% no faturamento líquido da divisão de aluguel de carros, que somou R$ 316,7 milhões. De acordo com a Localiza, esse avanço foi influenciado pelo maior volume de diárias, em  10,6%, e pelo valor da diária média.

“O efeito da Copa do Mundo, até dia 30 de junho, esteve dentro da nossa expectativa. O decréscimo das viagens de negócios foi compensado pelo aumento das viagens de lazer”, apontou a empresa em nota. Por outro lado, a Localiza sofreu com aumento de R$ 21,5 milhões nas despesas financeiras líquidas. Segundo a companhia, esse evento foi puxado por aumento da taxa básica de juros anual (Selic) de 7,5% para 11,0%; pelo aumento da dívida líquida média; e pelo efeito não recorrente do prêmio (“call”) de R$ 4,1 milhões na liquidação antecipada do empréstimo em moeda estrangeira com vencimento em maio de 2016.

Ainda entre abril e junho deste ano, o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) foi de R$ 241,6 milhões, valor 7,3% maior que o apurado em igual período de 2013.Na divisão de aluguel de carros, a margem Ebitda ficou em 38,1% no segundo trimestre, 2,2 pontos percentuais acima do registrado no mesmo trimestre do ano anterior, “principalmente devido ao crescimento da receita líquida em 13% e crescimento dos custos de aluguel em apenas 3,3%”.

O aumento da linha de despesas operacionais na divisão de aluguel de carros no trimestre ocorreu principalmente em função de gastos com consultoria estratégica; e aumento de desembolsos com pessoal, “em decorrência dos programas de progressão e promoção dos colaboradores que acontecem em maio e aumento da provisão para contencioso trabalhista”.

Na divisão de gestão de frotas, a Localiza teve uma margem de 61,5% no segundo trimestre, o que representa uma redução de 4,7 pontos percentuais em relação a um ano antes. Essa retração da margem Ebitda foi associada a um aumento do volume e da idade média dos carros desativados, gerando maiores custos de manutenção quando da preparação dos carros para venda. “O aumento dos custos de manutenção foi compensado pela redução da depreciação de carros“, apontou a empresa.

Entre abril e junho deste ano, a Localiza registrou um total de 24.184 carros comprados e vendeu 15.889, o que representou investimento líquido de R$ 260,8 milhões. No período, a companhia vendeu 1.560 carros a menos do que no trimestre anterior. A idade média dos carros vendidos na divisão de aluguel de carros foi de 14,3 meses no primeiro semestre, menor que os 15,8 meses do mesmo período de 2013. “Conforme nossa expectativa, as vendas de seminovos foram impactadas no mês de junho pelo evento da Copa do Mundo” informou a Localiza. A empresa manteve os 74 pontos de venda dos carros seminovos no primeiro semestre de 2014.

Valor Econômico

Receba nossas newsletters