Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política / Turismo em Dados

74% dos brasileiros optam por uso de carro pessoal em viagens pelo interior do país, diz MTur

Divulgacao Caleb George e1706110983274 74% dos brasileiros optam por uso de carro pessoal em viagens pelo interior do país, diz MTur

Interiorização do turismo atrai brasileiros e aumenta a buscar por viagens de carro próprio e ônibus (Unsplash/Caleb George)

O Ministério do Turismo, por meio da pesquisa “Tendências de Turismo”, que entrevistou 2.029 pessoas de todo país, constatou que 64% das pessoas preferem destinos menos movimentados na hora de escolher seu roteiro, além dos 74% que prefere o uso do carro pessoal para fazerem viagens de lazer até março deste ano. A estimativa reforça a atual tendência dos viajantes em procurarem cidades menores para descansar e curtir as férias.

Belezas naturais, aliadas a bons preços também estão entre os principais fatores que os brasileiros consideram quando vão viajar. Ainda segundo o levantamento, ônibus de linha convencionais são os preferidos por quem escolhe pelo modal. De acordo com a pesquisa, 29% dos viajantes irão utilizar ônibus como meio de transporte e 66% das viagens de ônibus serão feitas em linhas convencionais.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A expectativa da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) é de que, apenas para o período pré-carnaval, o setor rodoviário aumente em mais de 50% as ofertas de horários nos primeiros 20 dias de fevereiro. Hoje o setor interestadual atende mais 4.300 linhas com destinos interioranos pelo Brasil, e realiza cerca de 137 mil viagens, das quais o destino final é o interior do país. Isto representa 89% de todas as viagens realizadas.

Vale ainda apontar, que conforto e segurança os os itens de maior interesse, e além disso, o setor tem investido em frotas mais modernas, equipadas com ônibus leito, serviços de bordo e acesso Wi-Fi.

Receba nossas newsletters