Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Política / Turismo em Dados

Redução da alíquota do IOF promete movimentar transações e viagens internacionais, diz corretora

cartao de credito Redução da alíquota do IOF promete movimentar transações e viagens internacionais, diz corretora

A redução é progressiva e seguirá até 2028, quando o imposto chegará a zero (Pixabay)

A alíquota do Imposto sobre Operações de Câmbio (IOF Câmbio), foi reduzida de 5,38% para 4,38% no começo do ano, o que representa uma redução significativa do custo envolvido nestas operações. O IOF Câmbio é um tributo aplicado em operações que envolvem câmbio, abrangendo desde a compra de moeda estrangeira em espécie até transferências internacionais. Sua alíquota é uma parte fundamental a ser considerada.

“Para os indivíduos, a redução do IOF Câmbio traz vantagens ao realizar viagens internacionais. O custo para aquisição de moeda estrangeira será menor, seja através de espécie ou de cartões pré-pagos. Isso pode tornar as viagens ao exterior mais acessíveis e atraentes, incentivando o turismo internacional, o que é especialmente relevante para a recuperação do setor pós-pandemia”, afirma Sergio Brotto, diretor executivo da Dascam Corretora de Câmbio.

A redução da alíquota é uma medida que promete gerar impactos positivos na economia brasileira. Seus efeitos poderão ser sentidos por empresas, investidores e indivíduos que se beneficiarão com custos mais baixos em transações internacionais, o que pode impulsionar o comércio exterior, o turismo e o mercado financeiro.

Receba nossas newsletters