Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Opinião

OPINIÃO – A força do respeito, poder e sororidade feminina no turismo

WhatsApp Image 2023 12 13 at 13.34.06 e1702490770909 OPINIÃO - A força do respeito, poder e sororidade feminina no turismo

Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu (Divulgação)

Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu acaba de compartilhar um artigo falando sobre sonoridade feminina no Turismo e como esse empoderamento colabora positivamente para o desenvolvimento dos destinos. Veja, abaixo, o artigo na íntegra.

“Como ocorre todos os anos, a noite da premiação do Grand Prix Prêmio Caio catalisa e celebra trajetórias, mas também é um retrato do momento atual da nossa indústria do turismo e eventos e do espírito do nosso tempo. Na edição de 2023, ocorrida na noite de 12 de dezembro, no ExpoCenter Norte, em São Paulo, não foi diferente e todos os vencedores estão de parabéns. Fazer parte deste seleto grupo sendo eleita como uma das profissionais do ano por indicação de júri e pelo voto popular, me trouxe reflexões.

Em primeiro lugar, quero registrar e destacar a força das mulheres finalistas, juntamente comigo, na categoria Marketing de Destinos: Roberta Werner, do Visit Rio, e Vaniza Schuler, da Embratur. Desde o dia que fomos informadas oficialmente sobre a nossa indicação ao Grand Prix do Prêmio Caio 2023 na categoria Marketing de Destino, nós três nos reunimos, pois temos uma afinidade e uma conexão que transcendem a trajetória profissional, e decidimos lançar uma campanha conjunta que chamamos de tríplice triunfo. Contamos com apoio de mais mulheres que nos ajudaram a orientar essa campanha conjunta.

No lugar da rivalidade feminina, permanecemos lado a lado e valorizando umas às outras. Portanto, o prêmio é nosso e vamos compartilhar a guarda do Jacaré, símbolo da premiação e que figura no troféu. Sou muito grata a todas as pessoas que votaram em mim e reitero que o trabalho pelo Destino Iguaçu só é possível porque tenho no Visit Iguassu um time diverso, rico, forte e apaixonado pelo que faz e porque recebo apoio do Conselho, associados, parceiros e clientes do Destino.

Quero chamar a atenção para a sororidade entre as mulheres. Conquistamos muito até aqui e isso não tem a ver com sorte. Há muitas camadas de reflexão e aprendizados nessa minha fala. Mas a principal delas é que somos fruto de nossas identidades e num momento tão complexo da sociedade, a indústria do turismo e de eventos têm diante de si a responsabilidade de fomentar conexões, promover o talento feminino e fazer com que essas várias identidades floresçam, sejam ouvidas e possam influenciar decisões.

Se existem os obstáculos, simultaneamente, surgem oportunidades para os profissionais desse ecossistema. Com base na minha trajetória, percebo que o cenário tem se transformado e tem sido pautado, sobretudo, pela inovação, comprometimento e diálogo. Esses são pilares que sustentam a união de esforços entre as iniciativas públicas e privadas do Destino Iguaçu. O maior aprendizado dos últimos anos tem sido trabalhar de forma criativa e ao lado de profissionais que compartilham do mesmo propósito contribuindo para promover o Destino Iguaçu e, consequentemente, promover o turismo do Brasil.

É claro que ao subir ao palco senti aquele “quentinho no coração” e voltei 24 anos no tempo – o mesmo tempo de realização do Prêmio Caio – e me reencontrei com a Elaine de 20 e poucos anos que começou sua trajetória profissional como estagiária no Iguassu Convention & Visitors Bureau, como era chamado o Visit Iguassu.

Uma sensação de emoção e satisfação tomou conta e percebi o quanto sou grata pela minha jornada de transformação e por ter encontrado pessoas que facilitaram e que dificultaram minha caminhada, tudo é aprendizado. Coincidência ou não, é no Visit Iguassu que estou hoje, atuando como diretora executiva, no planejamento estratégico e na gestão institucional, realizando análise de mercado e cenário, pautando decisões estratégicas e entregando subsídios para nortear as atividades dos setores de eventos, visitors e marketing do Destino Foz do Iguaçu.

Como mulher, compartilho de muitos sentimentos com minhas amigas e parceiras de trabalho. Muitas vezes nos ausentamos da nossa família, filhos, maridos, mas jamais nos isentamos de nossas responsabilidades como mães, filhas, esposas e mulheres. Não somos mulheres fortes, somos mulheres profissionais, qualificadas e carregamos muita responsabilidade. Sim, avancei bons quilômetros, mas ainda tenho muito chão para percorrer, agora com um pouco mais de maturidade e resiliência.”

Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu.

Receba nossas newsletters