Neste sábado (24), das 10h às 14h, na garagem da empresa de ônibus Guanabara, em Juiz de Fora, acontece o 1º Encontro de Busólogos Guanabara em Minas Gerais. O inusitado evento já atraiu mais de mil inscritos de diversas partes do país.
Os participantes, aficionados e apaixonados por ônibus, são também chamados “busólogos”, pessoas que dedicam seu tempo livre a fotografar, estudar, apreciar os ônibus, mas também envolve o estudo da história do transporte rodoviário coletivo, sistemas, fabricantes, modelos de carrocerias, e até mesmo políticas públicas relacionadas ao setor.
Esta edição especial do encontro – que desde 2009 é realizado em Fortaleza e, em 2023, chegou a Brasília – marcará a unificação das marcas do Grupo Guanabara no Estado de Minas Gerais. A cidade mineira é a sede de fundação da empresa UTIL (União Transporte Interestadual de Luxo), que agora passa a adotar a marca Guanabara, e sediará pela primeira vez um encontro de ‘busólogos’ do grupo na região.
“A consolidação da marca Guanabara no Estado de Minas é um desafio para o Grupo, uma vez que a tradição e a força da UTIL como marca local são grandes, por isso os apaixonados pelo transporte que receberemos são agentes importantes nessa transformação, já que entendem de transporte e repercutem com enorme alcance a mudança proposta”, afirma Letícia Pineschi, gestora de marketing da Guanabara na região.
O encontro terá uma programação diversificada, incluindo exposições de modelos históricos, visita à garagem e área de preservação ambiental da empresa no local, debates sobre inovações no setor e sorteios. A Guanabara oferecerá transporte gratuito do Rio de Janeiro até Juiz de Fora.
Estima-se que existam cerca de 100 mil ‘busólogos’ no Brasil e mais de 400 mil pelo mundo. Frequentemente, esses entusiastas são consultados por empresas e municípios em questões relacionadas evolução dos sistemas de transporte e o que parecia apenas um fã clube tem se tornado uma especialização, são formadores de opinião e influenciadores que representam os clientes do transporte público num país de matriz de transporte essencialmente rodoviária.
Wellington “Cadore”, paulista e um dos organizadores do encontro é o administrador da página Ônibus Minha Segunda Casa, o maior perfil de busologia da América Latina, com quase um milhão de seguidores entre Instagram e Facebook. ” A Guanabara é uma das empresas que mais investe em veículos novos e serviços, oferecendo muito conforto e qualidade. É muito importante que as empresas do setor acreditem em nossa comunidade e apoiem a busologia. Dia 24 estaremos mais próximos da comunidade local”, complementa Wellington.
Por sua vez, Júlio Barboza, um dos idealizadores do evento, releva que sua paixão por ônibus nasceu na infância, durante as viagens que fazia entre o Rio de Janeiro e o Nordeste nos anos 1980. ” A Guanabara, eu conheci nos anos 90, aqui no Rio de Janeiro, quando vi alguns ônibus novos adquiridos pela empresa a caminho do Ceará. Hoje, tenho o orgulho de ajudar na organização do evento”, declara Júlio, que desde 2011 mantém o portal de notícias Ônibus & Transporte, dedicado ao tema.
Pioneiro na atenção aos ‘busólogos’ e também gestor de marekting da Guanabara na Região Nordeste, Rodrigo Mont’Alverne também estará presente no evento, ressalta seu papel nessa história. “Na minha gestão no marketing da empresa, antevi a importância que esse público teria para o segmento rodoviário, tal qual os “plane spotters”, aficionados por aeronaves, que surgiram durante a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra. Dessa forma, conferi aos apaixonados por nossa atividade o protagonismo que entendo que merecem quando criei em 2009 o primeiro encontro.”