A Rodoviária de Porto Alegre, no Centro Histórico da capital, voltou a funcionar normalmente nesta quinta-feira (4), com viagens diurnas e noturnas, após o reestabelecimento completo da energia elétrica no terminal, que havia sido atingido por uma enchente há dois meses. Todos os 72 boxes voltaram a receber ônibus no lugar de origem. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) informou que são realizadas atualmente 212 viagens intermunicipais, um número menor que as 240 de antes das enchentes, enquanto as movimentações interestaduais chegam a 50% da oferta habitual.
O comércio do terminal ainda não está em funcionamento, mas com a luz reestabelecida, os proprietários devem retornar para reformar os estabelecimentos. O saguão de venda de passagens interestaduais continua restrito devido a danos no piso e guichês, mas metade do saguão das viagens intermunicipais está aberto. A outra parte segue fechada em razão dos estragos.
Após a inundação, a administração paralisou as atividades em 4 de maio, transferindo as operações para um terminal provisório na Zona Leste. O terminal do Centro Histórico ficou fechado por pouco mais de um mês, retomando as operações de forma improvisada em 7 de junho. Em 13 de junho, foram retomadas as viagens interestaduais, inicialmente com horário reduzido e apenas 18 boxes operando, enquanto a falta de energia causava dificuldades para passageiros e trabalhadores.