Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Rodoviário

Viajar de ônibus em 2022 está mais barato do que em 2019, diz pesquisa

onibus rodoviario abrati divulgação

A plataforma, que possui quase 400 empresas de ônibus para pesquisas no Brasil, analisou os valores e encontrou redução de até 51% na tarifa média cobrada em 2019 com relação a 2022 (Divulgação/Abrati)

Uma pesquisa feita pela plataforma de busca de ônibus CheckMyBus, que analisou o preço médio das passagens nas seis rotas mais buscadas pelos brasileiros, revelou que, mesmo com a alta dos combustíveis e um cenário externo complicado do ponto de vista econômico, viajar de ônibus no Brasil está mais barato hoje do que em 2019.

A plataforma, que possui quase 400 empresas de ônibus para pesquisas no Brasil, analisou os valores e encontrou redução de até 51% na tarifa média cobrada em 2019 com relação a 2022, na rota São Paulo – Belo Horizonte. Já o trecho entre Brasília e Rio de Janeiro é o com menor concorrência e com a menor redução no preço – de apenas 6%.

Segundo o estudo, as rotas interestaduais mais procuradas pelos brasileiros para viajarem de ônibus são: São Paulo – Belo Horizonte; São Paulo – Rio de Janeiro; São Paulo – Curitiba; Brasília – Rio de Janeiro; Salvador – São Paulo e Brasília – São Paulo. Entre as seis rotas mais procuradas, a queda no preço médio pago nas passagens foi maior naquelas que tiveram um aumento na concorrência entre 2019 e 2021.

unnamed(2)

A pesquisa constatou uma queda no valor médio das passagens em todas as rotas (Divulgação)

A pesquisa constatou uma queda no valor médio das passagens em todas as rotas, quando comparamos 2019 com o ano passado.  O levantamento mostrou também uma tendência de alta nos valores médios pagos entre 2021 e 2022. Segundo o estudo da CheckMyBus, isso ocorre porque há uma forte tendência de alta no preço do combustível.

As rotas com maior número de empresas operando tiveram um aumento de preços menos expressivo em relação àquelas com menos concorrência. No trecho São Paulo – Belo Horizonte, houve um aumento médio nas passagens de 28%. Já entre Rio e Brasília, que teve menos mudanças no perfil da competição, as passagens ficaram, em média, 58% mais caras entre 2021 e 2022.

Variação de preço médio pago na passagem nas seis rotas mais buscadas pelos brasileiros, entre 2019 e 2022

  • BH-SP: queda de 51% (rota onde a Flixbus passou a operar em 2021)
  • RJ-SP: queda de 30% (rota onde a Flixbus passou a operar em 2021)
  • Curitiba-SP: queda de 27%
  • Brasília-RJ: queda de 6%
  • Salvador-SP: queda de 14%
  • Brasília-SP: queda de 13% (rota operada pela Flixbus desde 2022)
Receba nossas newsletters