Atualmente, o Brasil conta com US$ 16 milhões para promoção no exterior. Segundo o ministro Marx Beltrão, esse valor não é suficiente para apresentar o potencial turístico brasileiro. Os países vizinhos latinos possuem algo em torno de US$ 90 milhões, citando a Colômbia como exemplo. “Nossa ideia é dar andamento na ideia de transformar a Embratur numa agência. Já esta tudo pronto precisando apenas do aval do presidente Temer”, disse. Com essa nova roupagem jurídica a empresa teria maior poder orçamentário para divulgar o Brasil no mundo todo.
Beltrão disse que pra ele é uma questão de honra colocar o Turismo na agenda prioritária do governo e disse ainda “quando pego um osso, não largo”. Ou seja, está disposto a enfrentar as adversidades para conseguir seu objetivo. Ele ainda comentou o que está sendo feito em sua gestão:
- Avançar na qualificação profissional e fazer um convênio com o Pronatec ainda no primeiro semestre;
- Resolver a questão dos vistos sendo isenção para alguns e eletrônico para outros países;
- Melhorar a conectividade e abrir 100% para o capital estrangeiro com objetivo de aumentar a competitividade e as rotas e baixar os preços;
- Firmar um convênio para facilitar a licença para resorts e marinas – que hoje demora até 12 anos;
- Facilitar legislação fiscal, ambiental e tributária para vinda de investidores ao país;
- Concessão dos parques nacionais para iniciativa privada poder investir e explorar melhor o potencial turístico dessas áreas;
- Isenção de impostos para parques temáticos para alguns itens e fomentar o mercado para preparar terreno para chegada de parques internacionais;
- Apoiar a legalização de cassinos integrados a resorts para gerar empregos e capitalizar recursos para o governo.