Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos

Setur-BA discute saídas para crise do setor e Pelegrino pode deixar o cargo; entenda

Nelson Pelegrino (secretário de Turismo da Bahia) e Glicério Lemos (pres. da ABIH-BA)

Nelson Pelegrino (secretário de Turismo da Bahia) e Glicério Lemos (pres. da ABIH-BA)

Queda no fluxo de passageiros em quase 20%, ocupação média da hotelaria em 38%, centro de convenções em obras. A  grave crise no turismo da Bahia foi objeto de discussão nesta terça-feira (13), em Salvador. Em reunião com o trade da Bahia, o secretário de Turismo , Nelson Pelegrino, que pode deixar o cargo nos próximos dias, falou sobre as ações e dificuldades à frente da pasta que comandou por pouco mais de um ano e seis meses. Ao mesmo tempo em que reconheceu a crise no setor, garantiu que o Centro de Convenções da Bahia será entregue em novembro a tempo de abrigar Congresso Internacional de Odontologia da Bahia, previsto para reunir cerca de 6 mil pessoas, ente 2 a 5 de novembro.

Reconheceu as dificuldades do turismo em Salvador e prometeu articular uma campanha promocional que terá como foco a capital baiana. O secretário afirmou que estará presente na reunião do Conselho Baiano de Turismo, nesta quinta-feira (14) discutindo o planejamento estratégico para o setor. Ao falar sobre sua saída, Pelegrino foi enfático: “Se eventualmente tiver que sair, saio com a consciência tranquila. Deixo um legado estratégico para quem vier ser secretário”, acentuou. Ontem (12), o secretário teve uma reunião com o governador Rui Costa e colocou o cargo a disposição. A saída tem a ver com negociações com o partido PR que exige cargos no escalão baiano.

O evento organizado pela ABIH-BA serviu como oportunidade para chamar a atenção à dramática situação do turismo na cidade. “Queremos consideração do governo do Estado para um setor que emprega e movimenta a economia”, frisou o presidente da ABIH-BA, Glicério Lemos. “A crise é geral, mas a situação de Salvador é dramática”, salientou a diretora financeira da entidade, Renata Prosérpio, apontando dados da Infraero, que apontam queda no movimento de passageiros no aeroporto de Salvador de 19,9% entre janeiro e maio de 2016, em comparação com o mesmo período de 2015.

O evento também contou com a participação de Mariana Chetto, da Bee Web, que falou sobre aspectos técnicos e comerciais do uso do Google Hotels e de como o setor pode se beneficiar com a tecnologia.

Receba nossas newsletters