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Aviação / Serviços / Tecnologia

NDC: como funciona e quais os benefícios para as agências

Yanik Hoyles, diretor do programa na IATA

Iata tem como objetivo padronizar informações e disponibilizar produtos opcionais para venda nos canais indiretos

O primeiro e mais importante ponto a se saber sobre o New Distribution Capability (NDC) é que ele não é um sistema ou uma solução. E segundo que é tão importante quanto: o novo protocolo da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) permitirá que os agentes de viagens, e toda a cadeia de agenciamento, aumentem o portfólio dos produtos aéreos oferecidos a seus clientes, gerando mais renda e agregando maior valor às vendas.

Agora uma explicação mais técnica: o NDC é um protocolo criado pela Iata para o desenvolvimento e adoção de mercado de um padrão de transmissão de dados baseado em XML (linguagem de internet). Seu objetivo é melhorar a capacidade de comunicação de dados entre companhias aéreas e agentes de viagens.

Pode-se dizer que a American Airlines é a mãe do NDC, conforme explicou o executivo Alexander Thomas Comber, do Departamento de Estratégia de Distribuição Internacional e Comercialização de Dados da companhia. Tudo começou a partir de uma necessidade que a aérea identificou para ser mais competitiva com as low-cost. Com isso, a AA desenvolveu um sistema que pudesse ofertar em seu site serviços auxiliares aos passageiros. Foi esse sistema que a Iata usou como base para a criação do protocolo, que hoje todas as companhias aéreas do mundo estão implantando.

Gervasio Tanabe, diretor-executivo da Abracorp, corrobora a fala de Comber quando diz que foram as empresas de low-cost – que não se utilizavam dos GDSs – as precursoras do NDC. Elas obrigaram as companhias a serem mais competitivas, já que as passagens aéreas sofreram queda no valor nos últimos anos. “A compensação para aumentar as receitas veio por meio da venda de auxiliares, e o NDC chegou para colaborar com isso”, disse.
Tanabe compara o novo modelo de venda das aéreas ao já existente modelo das montadoras, onde há um modelo básico do carro e o cliente escolhe que acessórios quer incluir, agregando valor a seu veículo, pagando por cada um deles.

Segundo Comber, a venda dos auxiliares já era feita de forma direta ao passageiro no site da companhia, mas ainda faltava um meio de fazer o mesmo de forma indireta – via agência de viagem, já que o GDS não permitia esse tipo de flexibilidade. Foi então que a Iata criou o NDC para oferecer esses serviços. “Lembrando que o NDC é uma padronização e não um portal. Por isso, a ideia não é tirar o GDS do mercado, mas que ele possa acessar nossos produtos via NDC”, completou o executivo.

Portanto, uma empresa pode desenvolver sua própria solução ou plataforma, usando o padrão técnico da NDC, e qualquer empresa que seja compatível com o protocolo poderá usar ou interagir com essa solução de plataforma. O NDC Standard está disponível para uso por qualquer terceiro, intermediário, provedor de TI ou membro não-IATA, para implementar e usar, incluindo sites de viagens online, como o Decolar.com, por exemplo, que já utiliza.

Segundo Yanik Hoyles, diretor do programa na IATA, desde 2015, quando o primeiro padrão NDC foi publicado, cerca de 113 companhias aéreas de todo o mundo confirmaram planos para adotar o padrão e 39 delas já estão usando o NDC, principalmente em suporte de voos e vendas auxiliares. A American Airlines e a Gol são empresas que operam no Brasil e já estão certificadas para uso do novo protocolo.

“Lançamos um programa de certificação NDC no ano passado para trazer visibilidade e transparência para companhias aéreas, agências de viagens, agregadores e fornecedores de TI que implementaram o protocolo. O processo de certificação examina as capacidades das companhias aéreas, agentes e agregadores de receber e enviar mensagens, testando soluções específicas do padrão. Até agora, cerca de 93 empresas estão listadas no registro”, disse Hoyles.

Hoje, nos EUA, o NDC é segundo maior canal de acesso indireto do conteúdo da American Airlines. Uma vantagem para a companhia é a análise do voo, e a partir dessa análise, poder criar produtos como uma oferta de tarifa ou upgrade. A ideia é otimizar o revenue da empresa. “Queremos proporcionar a mesma experiência de compra do portal AA com um agente de viagens. Hoje todos os serviços auxiliares são oferecidos via NDC, onde é possível fazer o check-in, marcação de assento, reserva de alimentação, dentre outras coisas”, destacou Comber.

O NDC permite acesso fácil a todas as ofertas de uma companhia no canal do agente de viagens, o que não é caso hoje, disse Yanik Hoyles

FUTURO

Para as companhias aéreas, o desenvolvimento do novo protocolo significa a capacidade de distribuir a totalidade do seu portfólio de produtos, incluindo auxiliares de forma consistente, em todos os canais, direta e indireta, usando um formato rico, como fotos e vídeos, com a capacidade de oferecer mais ofertas de produtos para o mercado.

A NDC permitirá que as companhias aéreas ofereçam aos agentes de viagens e agregadores (o papel desempenhado pelos GDSs), a capacidade de ter acesso à totalidade da oferta de produtos de uma companhia aérea e trabalhar com informações de preços e em tempo real, em comparação com as exibições mais comoditizadas de tarifas e horários disponíveis no canal do agente de viagens hoje.

Para Alexandre Arruda, CEO da Argo Solutions, o fato é que poucas companhias já têm as suas plataformas totalmente prontas pra o NDC. “Durante muito tempo, ainda vamos conviver com dois sistemas, mas todos terão que investir em tecnologia. O bom de tudo isso, é que teremos uma melhor padronização de todo o processo. O NDC traz para o canal indireto a possibilidade de oferecer produtos que antes não existiam em suas prateleiras”, afirmou.

Competitividade – No futuro, as companhias aéreas serão mais competitivas. Atualmente a diferenciação está no preço, mas quando todas aéreas já estiverem usando o NDC, haverá uma maior paridade entre as tarifas básicas e a diferença será os auxiliares que cada empresa oferecerá, e que o cliente vai escolher se vai ou não pagar.

BENEFÍCIOS

Uma pesquisa realizada pela Iata, em conjunto com várias associações de agentes de viagens, mostrou que os eles acreditam que estão em desvantagem competitiva por não poder oferecer facilmente aos seus clientes a gama completa de opções de uma companhia aérea. A partir de agora, os operadores poderão se beneficiar do NDC, podendo acessar as API NDC das companhias aéreas, seja através de um agregador ou diretamente.

“Olhando mais amplamente para a comunidade da agência de viagens, acreditamos que a NDC é um facilitador de negócios, porque possibilita que as aéreas fechem a lacuna entre o que está disponível em seu próprio site e o que os agentes de viagens têm acesso através de seus sistemas. Isso significa que o NDC permite acesso fácil a todas as ofertas de uma companhia no canal do agente de viagens, o que não é o caso hoje”, explicou Yanik Hoyles.

grafico_NDC

CASE GOL

Desde 2001, quando realizou seu primeiro voo, a Gol se posicionou como uma empresa aérea na vanguarda da evolução tecnológica do setor. Introduziu a emissão de bilhetes eletrônicos, reserva online, web check-in e mobile check-in. Essa afinidade da companhia com a tecnologia fez com que a empresa estivesse sempre à frente na conexão direta – seja com cliente como com as agências.

Segundo Eduardo Bernardes, vice-presidente de Vendas e Marketing da aérea, desde 2003 a empresa desenvolve conexões diretas com as agências com objetivo de tornar o acesso ao seu conteúdo mais eficiente e produtivo. “A Gol foi pioneira no processo e sempre contou com o apoio dos parceiros, agências, operadoras e consolidadoras. Era preciso desenvolver uma conexão que desse ao agente as mesmas condições que o cliente tinha no site. Isso foi uma revolução na forma de distribuição no Brasil”, comentou.

Hoje, as agências já conseguem acessar todos os serviços disponíveis da Gol, como voos e tarifas, assento + Conforto, alteração e cancelamento de itinerários, bagagem e futuramente, haverá ainda serviços que hoje são somente vendidos a bordo, como alimentação e Wi-Fi.

A partir de todo esse processo já percorrido pela Gol desde o início de suas operações, a contribuição da empresa no desenvolvimento do NDC da Iata tem sido uma referência, “já que a Gol está há pelo menos 10 anos a frente do NDC”, disse Eduardo Bernardes.

Segundo a Iata, as companhias aéreas no Brasil estão no estágio inicial da jornada NDC. Ainda há muito para evoluir e a meta é que no futuro todos os serviços auxiliares de todas as companhias aéreas estejam padronizados. Atualmente, a Gol é a única brasileira que obteve a certificação da NDC.

PIONEIRO NO BRASIL

O primeiro bilhete emitido com o novo padrão NDC das Américas foi uma passagem da American Airlines, pela Copastur, com sistema Reserve, no dia 5 de dezembro de 2015. O presidente da agência, Edmar Bull, disse na época que “a tecnologia é a principal ferramenta dos agentes de viagens e que o NDC veio para ficar”.

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