Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Se depender da Boeing, B777-10X será o novo concorrente direto do A380; entenda

777-9X Images K66137-

B777-9X (foto), que ainda está em desenvolvimento, pode ganhar um irmão (bem!) maior em breve

Quem está de fora acha que a Boeing está extremamente satisfeita com sua família de aeronaves comerciais, incluindo as novidades: B737 MAX, B777X, B787 Dreamliner e todas as suas variantes. Ledo engano…A fabricante norte-americana agora resolveu atacar o mercado de aeronaves consideradas superjumbo. Com isso, o A380 da francesa Airbus pode ganhar um concorrente de peso em um futuro próximo: o B777-10X.

Fabricante também desenvolverá nova aeronave de porte médio até 2024

A proposta da Boeing é “alongar” os já existentes B777s ao criar uma aeronave que teria o poder de disputar mercado com o A380. Nos planos da norte-americana, a aeronave seria da mesma família do B777-8X e B777-9X, mas teria especificações e tamanho totalmente diferentes. Isto porque, caso a fabricante queira mesmo desenvolver uma aeronave para disputar mercado com o A380, precisaria inovar o tamanho da cabine e comportar uma quantidade que superaria os 450 passageiros por voo (em duas classes).

Com isso, o que estaria em jogo seria o desenvolvimento de uma cabine que comportasse, no mínimo, mais quatro fileiras de assentos, se comparado com a atual cabine do B777-9X, aeronave que ainda está em desenvolvimento e que transportará mais de 400 passageiros. “Estamos sempre avaliando as possibilidades, as possíveis configurações da aeronave e toda a necessidade de mercado”, disse Doug Alder, porta-voz da Boeing. “Enquanto nenhuma decisão for tomada, nós continuamos estudando o B777X na procura de desenvolver produtos que proporcionem um melhor conforto e serviço aos passageiros”.

Para se ter uma ideia, a família de B777X terá uma espécie de asa dobrável, equipamento que permitirá a aeronave operar em portões mais apertados, a ser desenvolvido na fábrica da Boeing, em St. Louis. O modelo terá, até o momento, duas variantes confirmadas: 777-8X e 777-9X. Ambos receberão novos motores, novas asas e tecnologias já utilizadas na versão 787 Dreamliner. Para a Boeing, o modelo competirá diretamente com o Airbus A350.

Receba nossas newsletters