A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou uma nota afirmando que está acompanhado desde a madrugada desta quinta-feira (22/01) a paralisação dos aeronautas e aeroviários, que está acontecendo em vários aeroportos do País na manhã desta quinta-feira.
Segundo comunicado, a diretoria da Agência está mobilizada desde as 5h, monitorando a situação da malha aérea e os eventuais impactos nas operações. “Os planos de contingência das empresas aéreas e dos operadores aeroportuários foram solicitados no dia 15 de janeiro e serão acionados pelas empresas conforme a necessidade”, ressaltou a Anac em nota.
De acordo com a Agência as prestações de assistências aos passageiros serão fiscalizadas, pois a norma diz que é dever das companhias aéreas informar aos passageiros sobre atrasos e cancelamentos de voo e o motivo.
Além disso, as aéreas devem oferecer ligação telefônica, internet para atrasos superiores a uma hora; alimentação adequada para atrasos superiores a duas horas, e acomodação em local adequado, traslado e, quando necessário, serviço de hospedagem, para atrasos superiores a quatro horas.
“Nos casos de preterição, o transportador deverá procurar por passageiros que se voluntariem para embarcar em outro voo mediante o oferecimento de compensações, além de assegurar o direito a receber assistência material, conforme prevê a Resolução n° 141/2010”, declarou a Agência.
Nathalia Marques