O convênio que destina R$ 50 milhões para a construção do novo Centro de Convenções e Eventos de Curitiba foi assinado entre Prefeitura e Caixa Econômica Federal. A partir desta assinatura, a administração municipal irá preparar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) pelo qual as empresas interessadas poderão fazer propostas de projeto, seguindo o modelo adotado para o metrô curitibano. Os recursos são do governo federal, integrantes do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo.
O prefeito Gustavo Fruet disse que a PMI do metrô foi pioneira e apresentou resultado bastante positivo. Por isso será feito um modelo parecido para o setor do turismo. “Vamos mostrar que Curitiba está dando um salto para se consolidar como uma cidade de eventos”, disse Fruet.
A necessidade de a capital paranaense ter um espaço com capacidade para comportar grandes eventos e feiras durante todo o ano foi ressaltada pelo prefeito. “Curitiba ao longo de sua formação econômica se constituiu com esse perfil de prestação de serviços. E precisamos avançar e profissionalizar. O setor privado contribui, mas é preciso avançar principalmente na área de eventos”, afirmou.
O presidente do Instituto Municipal de Turismo (Ctur), Paulo Colnaghi, destacou que ter um novo centro de convenções era um sonho antigo do setor de turístico para que Curitiba se transforme definitivamente em um polo de excelência no turismo de negócios. “Hoje demos o pontapé inicial para uma grande virada”, avaliou. “Queremos muito mais que apenas um centro de convenções. Queremos agregar mais valores ao projeto. No espaço do centro de convenções projetamos ter a escola de eventos e turismo para qualificar as pessoas e torná-las capacitadas a trabalhar como montadores de estandes, com sonoplastia, iluminação e outros cursos. Também será um espaço indutor de geração de empregos e de renda”, disse.
“A construção do novo centro de convenções será um ganho para cidade. Um investimento que, quando concluído, irá proporcionar outros investimentos com a presença de novas empresas, expositores e de novos eventos na capital do Paraná” , disse o vice-presidente de governo da Caixa Econômica Federal, Gilberto Magalhães.







