
ITB 2014 deve ultrapassar números registrados em 2013
Depois de três dias dedicados aos profissionais do turismo, a ITB abre as portas para o público final. A estimativa neste ano é que os números cresçam quando comparados a 2013. São esperados 4% a mais de visitantes do trade e 10% no total, superando o público de 170 mil pessoas registrado na última edição, sendo 110 mil profissionais do setor.
Desta vez, o número de expositores é de 10.147, oriundos de 189 países. As áereas dedicadas aos temas Tecnologia em Viagens, LGBT, Aventura e Turismo Sustentável continuam crescendo. Nesta edição também se destaca o grande aumento de expositores da Ásia, Índia e os países árabes.
O México é o país parceiro oficial e espera ter o mesmo sucesso da Indonésia, que ocupou a posição em 2013. Depois de participar da feira, o retorno financeiro foi de US$ 2 bilhões. O número de turistas da Europa também cresceu no país, principalmente de alemães, franceses, ingleses e holandeses. Em 2015 o parceiro oficial da ITB será a Mongólia.
Última edição – Em 2013 a feira contou com a participação de mais de 10 mil empresas do trade turístico de 188 países e sete mil jornalistas de 94 países. Foram realizadas cerca de 120 conferências de imprensa durante todo o evento.
Mercado Alemão – A Alemanha é o terceiro maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil. Em 2012, cerca de 260 mil alemães escolheram destinos brasileiros para viajar. O Lazer foi a principal motivação da viagem e corresponde a 32,5% do total. Já Negócios, Eventos e Convenções somam 29,5% do total, segundo dados da Demanda Turística Internacional de 2012, realizada pelo Ministério do Turismo/Fipe. O gasto médio dos turistas alemães que visitaram o Brasil por Lazer foi de US$ 81 por dia, enquanto aqueles que estiveram no País para Negócios deixaram US$ 102 por dia. Os destinos mais procurados a Lazer são: Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, São Paulo, Salvador e Angra dos Reis.
Natália Strucchi, de Berlim