Os processos regulatórios e de trabalho devem ser os grandes responsáveis pelo adiamento do lançamento da ultra low-cost subsidiária da canadense Westjet. Até então, a ideia da companhia era lançar a ULCC ainda este ano, quando foi anunciada no mês de abril. No entanto, o CEO Gregg Saretsky já cogita que o lançamento só deve acontecer no começo de 2018. Entre os regulamentos que precisam ser aprovados, está o certificado de operação aérea (AOC, em inglês) e acordos regulatórios e de trabalho.
A ideia é operar de forma independente a nova companhia (ainda sem nome) com uma frota inicial de 10 B737-800s transferidos da mãe WestJet. Esta é a forma que a companhia canadense encontrou de conter a expansão da Rouge no segmento de mercado, subsidiária da Air Canada. “lançar uma ultra low-cost irá expandir nossas oportunidades de crescimento e abrir novos segmentos de mercado, ao oferecermos mais escolhas para os canadenses que estão em busca de baixas tarifas”, disse Clive Beddoe, presidente do Conselho da WestJet.