DRESDEN – A Alemanha obteve no ano passado um volume recorde de 35 bilhões de euros em divisas internacionais.Um em cada sete profissionais trabalha diretamente ou indiretamente com o turismo Os bons resultados obtidos com o turismo germânico, em 2017, foram destacados na manhã desta segunda-feira, 7 , por Petra Hedorfer, diretora executiva do GBTM-German National Tourism Board, órgão responsável pela promoção do destino. “Somos um destino internacional consolidado, muito em função da nossa cultura e da natureza. Crescemos 3,6% no ano passado com o turismo internacional chegando a 83,6 milhões de pernoitese, esse ano o volume dos dois primeiros meses do ano já representa 5,2% a mais do que o mesmo período de 2017”, destacou em sua apresentação.
Do total de pernoites, pelo menos 61,3 milhões de turistas internacionais que visitaram a Alemanha no ano passado eram europeus e 20,9 milhões de outros continentes. O destino emissor que mais cresceu em 2017 para a Alemanha foi a Ucrânia com 78.200 visitantes o que representou um incremento de 24,4% em comparação a 2017. Mas entre os principais emissores se destacam a Russia com 302,5 milhões de visitantes seguido da Polonia com 274,8 mil visitantes e da Austria com 241 mil visitantes.Já em relação a outros continentes, destaques para os Estados Unidos com 505,2 mil visitantes, o que representou um incremento de 8,8% em relação a 2016 e a China com 273,9 mil visitantes, um crescimento de 10,6%. Destaque ainda para turistas da América Central e Caribe que tiveram um incremento de 34,1% chegando a 104 mil turistas.
No cômputo geral as Américas representam 10,6% do total de visitantes enquanto a Europa responde por 73% e a Asia com 12,4% Ao apresentar o perfil dos turistas, 12,9 milhões que visitaram a Alemanha tiveram como motivação os negócios enquanto 31,6 milhões, o lazer no que se refere ao mercado europeu. Já de outros continentes o lazer responde por 63% e os negócios por 28%. A grande maioria , 77% planejou suas viagens por meio da internet. A dirigente destacou ainda o interesse pelo turismo saude e lembrou que este ano é o Ano da Gastronomia na Alemanha. Segundo a executiva o uso das novas tecnologias tem sido prioridade de GBTM. Pelo portal www.german.travel traduzido em 33 idiomas se tem informações sobre a Alemanha.
Os números foram divulgados durante a GTM 2018 que acontece em Dresden até esta quarta-feira.
O M&E viaja com cobertura GTA