Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Cruzeiros / Política

Empresas de cruzeiros se reúnem com MTur para discutir demandas do setor

Ministro Marcelo Álvaro Antônio recebe representantes do segmento de cruzeiros marítimos. Crédito Roberto CastroMTur

Reunião aconteceu nesta quinta-feira (21). (Foto: Roberto Castro/MTur)

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, se reuniu nesta quinta-feira (21) com os executivos do setor de cruzeiros marítimos para debater estratégias para desenvolver o segmento no Brasil. No encontro foram debatidos os gargalos que impedem o crescimento da temporada brasileira, que já chegou a contar com 800 mil cruzeiristas e 20 navios. “Vamos atacar os gargalos para que esse setor, que apresenta expansão no mundo todo, possa crescer também no Brasil”, comentou o ministro.

As demandas apresentadas pelo setor envolvem ainda a redução de impostos e taxas operacionais, bem como a melhoria da infraestrutura na área. O ministro do Turismo firmou o compromisso de levar o pleito à equipe econômica do governo, a fim de buscar soluções para permitir o desenvolvimento do setor no Brasil. “Não faz sentido, com o litoral que temos, receber apenas sete navios numa temporada curta e responder por menos de 0,24% dos cruzeiristas do mundo”, afirmou o Álvaro Antônio.

De acordo com um estudo realizado pela FGV, a última temporada de cruzeiros (2017/2018) movimentou R$ 1,8 bilhão e gerou 27,7 mil empregos na economia brasileira. Apesar de os números serem impactantes, eles são extremamente baixos se comparados com o contexto internacional.

O Brasil, com uma população de 207 milhões de habitantes, responde por apenas 0,25% do número de cruzeiristas no mundo. A título de comparação, a Austrália, com uma população de 25 milhões de pessoas, recebe 36 navios e 1,3 milhão de cruzeiristas, o equivalente a 5,3% do mercado global.

 

Receba nossas newsletters