Câmbio:

Idiomas:

Bolsonaro autoriza concessão dos parques nacionais de Brasília e São Joaquim

Foto de Igor Regis

Igor Regis

Publicado - 11/08/2020 - 09:44

Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília (Divulgação)
Trilha da Capivara, no Parque Nacional de Brasília (Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o início do processo de concesão dos parque nacionais de São Joaquim, em Santa Catarina, e de Brasília, no Distrito Federal. O decreto foi publicado no Diário Oficial da última segunda-feira (10). A concessão deve ser pelo período de 15 anos e incluirá serviços públicos de apoio à visitação, conservação, proteção e gestão das unidades.

O Ministério da Econiomia, que também assina o decreto, informou que a autorização tem como objetivo viabilizar a realização de estudos para definir a melhor modelagem às propostas de concessões. A intenção de privatizar o parque foi anunciada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, no fim de julho.

Além do Parque Nacional de Brasília, Salles afirmou que o governo deve conceder à iniciativa privada outros parques nacionais do país como os dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; Jericoacoara, no Ceará; e Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso.

Últimas notícias