Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Rio é a primeira capital do país a acabar com exigência de máscaras

Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro.

Movimentação de pessoas no centro da cidade no primeiro dia de flexibilização do uso de máscaras ao ar livre no Estado do Rio de Janeiro (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Chega ao fim, nesta terça-feira (8), o uso obrigatório de máscaras na cidade do Rio de Janeiro. O prefeito Eduardo Paes, em seu Twitter, afirmou que cumprirá as determinações do Comitê Científico e que o decreto que acaba com a exigência de proteção, seja em ambientes internos ou externos, sairá já amanhã. Paes disse ainda que, com o esforço da vacinação, principalmente pela dose de reforço, o passaporte de vacinação também pode chegar ao fim em três semanas.

O Rio é a primeira capital do país a liberar o uso de máscaras, seguindo uma decisão do governo do estado do Rio de Janeiro, que deixou de exigir o uso da proteção em todo o território. Um decreto com as novas medidas para enfrentamento da pandemia foi publicado nesta quinta-feira (3). Cada município deve decidir sobre a questão, que na capital já seria avaliada pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 nesta segunda (7).

O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, afirmou que a cidade vai manter os postos de testagem e pediu que aqueles que possuem baixa imunidade ou comorbidades graves e que não tenham se vacinado sigam utilizando máscaras. Ele lembra que pessoas que estão com sintomas respitatórios também devem utilizar a proteção.

Receba nossas newsletters