Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Agências e Operadoras / Feiras e Eventos

Seeds: Braztoa compartilha práticas de ESG durante ciclo de palestras

Painéis debateram o futuro do turismo baseado nas práticas sustentáveis.

Painéis debateram o futuro do turismo baseado nas práticas sustentáveis.

LAGES – O ciclo de palestras Seeds – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, evento promovido pela Braztoa desde 2005, aconteceu nesta sexta-feira (8), como parte da programação da Convenção Braztoa 2022, que conta ainda com o lançamento do anuário Braztoa e também da entrega do Prêmio Turismo Sustentável 2020/22, que acontece neste domingo (10), às 30h30.

Com foco no compartilhamento de práticas e ações de ESG dentro do Turismo, o ciclo de palestras rápidas e realizadas em formato de bate-papo contou com painéis interativos presenciais e online na edição deste ano. O tema de 2022 foi: “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” e suas ramificações.

Monica Samia, CEO da Braztoa, falou sobre a importância de compartilhar ações sustentáveis para que elas sejam utilizadas como exemplo por outras empresas do segmento.

Monica Samia, CEO da Braztoa, falou sobre a importância de compartilhar ações sustentáveis para que elas sejam utilizadas como exemplo por outras empresas do segmento

Monica Samia, CEO da Braztoa, abriu o evento falando sobre a necessidade de se compartilhar o que tem sido feito no turismo sustentável, para que essas ações sejam replicadas. “A pandemia nos colocou a pensar e a sustentabilidade é uma base que veio a ficar. Trazer a responsabilidade e mostrar isso a todo mundo o como é importante a sustentabilidade é nosso foco”, afirmou a CEO.

“A pandemia nos colocou a pensar e a sustentabilidade é uma base que veio a ficar”

Ainda segundo Monica, este é um momento de reconhecimento e por este motivo, o prêmio Braztoa este ano não será uma competição. Cinco projetos serão contemplados com a honraria no próximo domingo (10). “Não estamos em época de competir, mas sim de reconhecer boas ações que tem acontecido dentro da sustentabilidade. O prêmio deste ano tem características diferentes. Não tem as categorias e nem um só vencedor, mas o rigor técnico desenvolvido pelos jurados continua”, explicou Samia.

Em seguida, os participantes puderam conferir a apresentação de um vídeo institucional do último vencedor do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, o projeto Gastronomia Periférica, que levou a honraria em 2019. Edson Camilo Leite, responsável pelo projeto, ainda realizou um discurso de agradecimento e incentivou a importância do olhar para os profissionais de turismo de todas as cadeias, desde os chefs de um restaurante, até os motoristas de receptivo.

Serra Sustentável

O evento teve continuidade com um painel sediado pela secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), Ana Vieira. Ana chamou ao palco a presidente da Amures e prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova, Carmen Zanotto, deputada federal e Rafaela Lehmann, Coordenadora-Geral de Turismo Responsável na Ministério do Turismo.

Ana Vieira, secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), conduziu painel formado apenas por mulheres.

Ana Vieira, secretária executiva do Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra), conduziu painel formado apenas por mulheres

Ana Vieira falou sobre o selo Serra Sustentável, que tem sido desenvolvido na região. “Somos rurais. Este é o nosso DNA. O Selo Serra Sustentável trará um roteiro integrado, onde cada empreendimento que receber o selo contará com uma placa e certificado no local, que apontará ainda um mapa onde aquele empreendimento está inserido naquele roteiro. O objetivo é reter os turistas na nossa região o máximo possível, oferecendo diversos atrativos turísticos para que eles desfrutem e enaltecer os pequenos produtores locais para que eles possam desenvolver estes produtos turísticos”, explicou.

Fernanda Córdova, por sua vez, pediu aos operadores presentes que ajudem a região impulsionar o turismo local criando roteiros e produtos para a comercialização. “Acreditamos muito no desenvolvimento do Turismo da nossa região. Nós temos potencial, só basta acreditarmos! Peço que ajudem a gente a desenvolver e divulgar os produtos e atrações da região serrana, que são muitos e conseguiremos alavancar o setor”.

Já a deputada Carmen Zanotto, fez um apelo ao ministério para que ele olhe aos pequenos munícipios com potencial turístico. “Precisamos retomar as campanhas que mostrem o nosso País maravilhosa, para que as pessoas de fora voltem a nos visitar e que o brasileiro permaneça conhecendo o Brasil. O ministério precisa dar condições para os pequenos munícipios, somando esforços e fortalecendo o segmento de turismo como um todo.  Precisamos acordar está grande cadeia produtiva adormecida”, ressaltou Zanotto.

Julieta Ruiz destacou os compromissos sunstetáveis adotados pela Iberostar durante o SEEDS.

Julieta Ruiz destacou os compromissos sunstetáveis adotados pela Iberostar durante o Seeds

Na sequência, Julieta Ruiz da Iberostar falou sobre os pilares da rede no compromisso com o turismo responsável. De acordo com a executiva, a Iberostar está trabalhando na “onda da mudança” e traçou três linhas de ação: a economia circular, o consumo responsável de pescada e marisco e a saúde costeira. A rede lançou ainda cinco compromissos da agenda 2020/30, baseados nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

Por fim, os jurados do prêmio Braztoa compuseram um painel, onde falaram sobre a diferença do turismo sustentável e responsável, a quarta revolução industrial e a relação da sustentabilidade com a digitalização, a interferência da tecnologia dentro do setor de turismo e como realizar compras sustentáveis dentro da cadeia, considerando os impactos gerados pelos fornecedores, entre outros assuntos.

Receba nossas newsletters