Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Política

Secretaria de Turismo de Maceió cria Conselho Gestor de Cidades Criativas

WhatsApp-Image-2022-07-07-at-08.52.25

O Conselho Gestor de Cidades Criativas de Maceió é composto atualmente por 24 instituições (Cláudia Leite/Ascom Semtel)

A Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió (Semtel) anunciou a criação do Conselho Gestor de Cidades Criativas de Maceió, com o objetivo de preparar o destino para integrar a Rede Mundial de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do Selo de Cidade Criativa da Gastronomia.

“Para que Maceió receba o título de cidade criativa do programa da Unesco é necessário cumprir diversos requisitos e criar uma grande rede com diferentes setores para compartilhamento de ideias e ações. Escolhemos a gastronomia pois é uma vocação natural do destino, sendo esse o segundo motivo pelo qual os visitantes escolhem a cidade para viajar. Temos uma longa caminhada até 2023 e queremos fortalecer ainda mais esse segmento que gera milhares de empregos diretos e indiretos na capital todos os anos”, pontuou a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Patricia Mourão.

Programação

Para trocar experiências, discutir o plano de trabalho e propor ações, representantes do Conselho Gestor se reúnem nesta quinta-feira (7), na sede do Sebrae Alagoas, para entender os critérios, metas e ações necessárias para que a cidade realize a candidatura, com inscrições previstas para 2023.

Além da Semtel e das instituições que representam o Conselho, estarão presentes na oficina as consultoras do FloripAmanhã, organização que auxilia cidades a se tornarem mais criativas e sustentáveis, a representante do Ministério do Turismo (MTur) e professora de gastronomia do IFB, Ana Paula Jacques; chefs de Maceió e representantes do trade turístico.

Para dar continuidade às agendas de ações, na sexta-feira (8), das 9h às 12h, o Conselho realizará um encontro com os chefs da capital no restaurante Divina Gula, situado na Jatiúca. Já no sábado (9), das 9h às 12h30, os convidados vão conhecer alguns pontos de turismo gastronômico, como a Feira Orgânica no restaurante Santo Orégano, em Ipioca, barracas de bolos e doces do bairro do Riacho Doce, entre outros locais.

Receba nossas newsletters