
A Azul informou que a partir do dia 10 de março suspenderá seus serviços em alguns destinos no Nordeste, motivada por uma estratégia de otimizar suas operações após análise da demanda e da capacidade de atender esses mercados, além do aumento do custo operacional em decorrência da crise de suprimentos no setor e da alta do dólar, que impactaram diretamente os custos da aviação no Brasil.
Com esta decisão, a bancada federal aliada ao Governo de Rafael Fonteles (PT) se reuniu com a Azul Linhas Aéreas para pedir que, ao menos, mantenham a oferta de voos para os municípios de São Raimundo Nonato e Parnaíba, no Piauí. Os parlamentares destacaram que a suspensão total desses voos causa um impacto direto e negativo no desenvolvimento de regiões importantes do Estado.
Até que uma solução mais eficaz possa ser implementada “Sugerimos que, em vez de cancelar 100% dos voos e retornar apenas no segundo semestre, como a Azul está dizendo, que ela diminuísse a frequência dos voos e, no segundo semestre, aconteceria um financiamento e um aval do Fundo da Aviação Civil. O diretor da Azul se comprometeu de estudar rapidamente e dar uma solução para o ministro Celso Sabino [do Turismo]. Então, saímos muito confiantes de que teremos pelo menos uma solução parcial nesse primeiro momento”, afirmou o senador Marcelo Castro.
Não há previsão de retomar essas rotas no futuro, mas a companhia ressaltou que está ajustando suas operações para manter a eficiência e atender às principais demandas dos clientes. Sobre os passageiros afetados pela suspensão dos voos em São Raimundo destacou que será possível pedir reembolso integral dos valores pagos, conforme prevê a resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Posicionamento na íntegra
“São Paulo, 9 de janeiro de 2025 – A Azul informa que está sempre avaliando as possibilidades e necessidades de mercado e, consequentemente, mudanças fazem parte do planejamento operacional. Como empresa competitiva, a companhia reavalia constantemente as operações em suas bases, como parte de um processo normal de ajuste de capacidade à demanda.
Sendo assim, a companhia anuncia que irá suspender as operações nas cidades de Parnaíba (PI) e São Raimundo Nonato (PI), a partir do dia 10 de março devido a uma série de fatores que vão desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do dólar, somadas às questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda.
A Azul reforça, ainda, que mesmo diante da suspensão, segue operando no Estado do Piauí com voos regulares em Teresina, de onde os Clientes poderão se conectar com três destinos em voos diretos”.
Confira destinos que a companhia irá suspender operações
Ceará
- Crateús (JCS)
- São Benedito (JSB)
- Sobral (JSO)
- Iguatú (QIG)
Rio Grande do Norte
- Mossoró (MVF)
Maranhão
- Barreirinhas (BRB)
Piauí
- Parnaíba (PHB)
- São Raimundo Nonato (NSR)
Rio Grande do Norte
- Mossoró (MVF)