
PORTO ALEGRE – Porto Alegre recebe nesta semana a 39ª Ugart – Feira de Negócios Turísticos, e o clima entre os profissionais do setor é de otimismo. Na abertura do evento, nesta sexta-feira (28), o secretário de Turismo do Rio Grande do Sul, Ronaldo Santini, deixou claro: o turismo será um dos motores da recuperação econômica do estado, impulsionado por eventos estratégicos, novos produtos e a ampliação das conexões aéreas.
“É uma matriz econômica de recuperação do nosso estado”, cravou Santini. “Seja nas festas solidárias, nas datas comemorativas, nos eventos ligados ao turismo de abertura, esporte, lazer… Tudo aquilo que está inserido no turismo, a gente tem procurado estar presente para dizer que o Estado está presente.”
Mais eventos, mais visitantes
Entre as grandes apostas para atrair turistas e gerar receita, o secretário anunciou a ampliação da Semana Farroupilha, transformando a celebração em um evento de um mês inteiro. “Não quero mais semana, eu quero o Mês Farroupilha para a gente fazer uma grande programação”, disse. A agenda de eventos do estado também inclui as Oktoberfests, os 150 anos da imigração italiana e os 400 anos da chegada dos jesuítas ao Rio Grande do Sul, datas que devem movimentar a economia e fortalecer a identidade cultural gaúcha.
Além disso, o estado pretende melhorar a estrutura de receptivo e criar novos atrativos para aumentar o fluxo turístico. “Queremos que as nossas agências coloquem esses eventos na prateleira de comercialização. O Rio Grande do Sul tem um turismo rico e diversificado, e precisamos vender isso da maneira certa.”
Conexões aéreas em foco
Outro ponto destacado no discurso foi a ampliação das conexões aéreas, essenciais para fortalecer o turismo e facilitar o acesso ao estado. Santini celebrou a retomada do voo direto da TAP entre Lisboa e Porto Alegre, prevista para este ano. “Com a volta do voo da TAP, vamos reforçar ainda mais a promoção do nosso destino para o mercado europeu. Essa conexão é estratégica para atrair visitantes internacionais e fortalecer nosso turismo de negócios e lazer.”
O secretário também mencionou que há negociações em andamento para ampliar a malha aérea regional, conectando melhor as cidades do interior com Porto Alegre e outros hubs nacionais. “Facilitar a chegada dos turistas é um passo fundamental para impulsionar o setor. Queremos mais rotas, mais acessibilidade e mais oportunidades para que o turista escolha o Rio Grande do Sul.”
Turismo acessível para todos
Mas turismo não é só sobre números e faturamento. No encerramento do discurso, Santini reforçou o compromisso do governo estadual com a acessibilidade e a inclusão. “Nós queremos um Estado ), reunindo agentes de viagens, operadores e profissionais do setor para fechar negócios e definir os próximos passos do turismo no estado.







